Quem vem à Queima das Fitas de Coimbra conhece o Palco RUC e a diversidade musical que o caracteriza. O palco é dinamizado pela Rádio Universidade de Coimbra. A iniciativa pauta pela variedade de artistas nacionais e internacionais que traz à cidade dos estudantes.

Na edição deste ano, o Palco RUC conta, pela primeira vez, com três headliners em cada noite. “Achámos apropriado ter três concertos por noite. Foi uma evolução natural do palco”, sublinha Leonardo Pereira, membro da equipa organizadora do Palco RUC 2018.

No dia 4 de maio, o primeiro da festa dos estudantes, sobem ao Palco RUC NU, Scúru Fitchádu e DJ Paypal. No dia 5, é possível assistir aos concertos de Iguana Garcia, Ermo e OSHUN. CelesteMariposa, Nídia e Iglooghost atuam a 6 de maio. No dia 7, o último da iniciativa, é a vez de Cindy Looper, Zanias e Powell. “O objetivo do Palco RUC é dar oportunidade a projetos diferentes, artistas que se calhar não se veriam na Queima tão facilmente”, realça Leonardo Pereira.

Os nomes que vêm de fora…

Dos 12 cabeças de cartaz no Palco RUC na Queima das Fitas este ano, precisamente metade são estrangeiros. Inclusive alguns deles pisam solo português pela primeira vez, como é o caso de Iglooghost e de OSHUN.

Iglooghost é um produtor irlandês que assina pela Brainfeeder, cujo último trabalho, Neō Wax Bloom, foi considerado dos melhores dentro da cena eletrónica internacional no ano passado. Já as OSHUN são uma dupla de hip-hop norte-americana, que lançou há pouco tempo o seu primeiro álbum, bittersweet vol. 1. “Sempre foi um esforço trazê-las cá”, explica Leonardo Pereira.

Também Powell Cindy Looper fazem a sua estreia em Portugal. Para além destes, ainda DJ Paypal e Zanias marcam presença no palco, sublinhando o cariz eclético da iniciativa da Rádio Universidade de Coimbra.

… e os que são de dentro

A outra metade dos artistas que fazem parte do cartaz do Palco RUC em 2018 são nacionais. Portugal fica igualmente representado na Queima das Fitas de Coimbra com nomes como ErmoNídia, Scúru Fitchádu, NU, CelesteMariposa e Iguana Garcia. Os artistas trazem a música eletrónica, o hip-hop e rock ao Parque da Canção da cidade, tudo com selo de qualidade português.

A Queima das Fitas de 2018 acontece entre 4 e 11 de maio. Para além dos nomes anunciados para o Palco RUC, já estão confirmados os Xutos & Pontapés, Wet Bed Gang, Mundo Segundo e Sam The Kid, Kappa Jotta e DJ ODER. Os bilhetes para o evento já estão disponíveis nos lugares habituais.