No último fim de semana deste mês, dias 28 e 29, chega a Lisboa aquele que é conhecido como o maior e mais antigo festival vegano da Europa. O VeggieWorld decorre pela primeira vez em Portugal no Pátio da Galé. São mais de 30 expositores de marcas associadas a este estilo de vida. As atividades incluem palestras, espetáculos e sessões de cozinha ao vivo.

No sábado (28) destacam-se as provas de vinhos com base em emoções e as provas de cerveja artesanal. Conceição Loureiro Dias vai dinamizar uma atividade sobre gastronomia molecular e uma sessão dedicada a pastas vegetais. Para barrar o pão com criatividade, são sugeridas pastas inspiradas no húmus e no tradicional caldo verde.

Outra das sessões vai centrar-se na produção caseira de vegetais fermentados. Ainda no sábado, os temas das palestras vão passar pela ética de consumo que respeite os animais e pelos benefícios de uma rede vegana global.

No domingo (29) é a vez dos showcookings dinamizados pelo Celeiro e pela Bimby. Catarina Prista vai apresentar formas de cozinhar alimentos fermentados à base de soja, de lentilhas e de grão. Elisa Nair Ferreira e Maria Aragão vão dar a conhecer o movimento Activismo Vegano Eficaz.

LÊ TAMBÉM: HÁ UM NOVO CAT CAFÉ NO PORTO (E TEM COMIDA VEGAN)

Crescimento do festival VeggieWorld

O VeggieWorld nasceu em 2011 em Wiesbaden, na Alemanha. Atualmente realiza-se em 15 cidades europeias, como Berlim, Barcelona ou Paris. A organização justifica a chegada a Portugal com a crescente tendência de cafés, restaurantes e lojas dedicados ao vegetarianismo. Acreditam que “a capital portuguesa está a tornar-se rapidamente numa veggie city”.

No sábado o evento decorre entre as 10h e as 22h. No domingo começa às 10h e termina às 18h. Os bilhetes comprados online custam 6 euros, se adquiridos já no local têm o valor de 8 euros. A entrada é livre para crianças até aos 14 anos.