Festa dos Museus
Foto: página oficial do Município de Leiria no Facebook

Festa dos Museus promove a cultura em Leiria

Leiria recebe, a partir da próxima segunda-feira (16), a Festa dos Museus, com um intenso programa cultural em sete espaços museológicos do concelho, que envolvem mais de duas dezenas de parceiros, sob o tema Contigo a História é outra.

A Festa dos Museus pretende promover os espaços museológicos do concelho de Leiria, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, com uma vasta programação assente no associativismo e na promoção do Património Mundial da Unesco.

A programação, que contempla cerca de 70 atividades, vai ter lugar no Castelo de Leiria, no Centro de Interpretação de Diálogo Intercultural, no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, no Museu de Leiria, no Moinho do Papel, no Agromuseu Municipal D. Julinha e no Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, no Lapedo.

A iniciativa pretende oferecer a oportunidade aos munícipes e a quem visita a cidade de ficar a conhecer o património histórico e cultural, enquanto experienciam atividades diferentes.

A pensar nisso, visitas guiadas, roteiros, serviços educativos, exposições, ilusionismo, dança, teatro, música, palhaços e cinema integram uma vasta programação que contempla cerca de 70 iniciativas que vão ter lugar nestes espaços e palcos especiais, até ao dia 22 de abril.

Festa dos Museus
Foto: divulgação

Celebrar as artes e o património

Gonçalo Lopes, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, salientou em comunicado enviado ao Diário de Notícias que a Festa dos Museus «pode ser o “balão de ensaio” para a Capital Europeia da Cultura», acrescentando que o grande desafio da autarquia leiriense «é fazer chegar a programação a outros espaços na região nos próximos anos».

A iniciativa, que se realiza de 16 a 22 de abril, pretende promover a diversidade e o diálogo interculturais e a coesão social, reavivar a importância do papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico em Leiria e motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

Paralelamente, tem, ainda, como objetivos cruzar as ofertas culturais dos espaços museológicos envolvidos com a dos agentes locais, reforçar os laços dos museus com a sociedade e promover a tradição e identidade locais.

Fica a conhecer o teaser desta edição da Festa dos Museus:

Podes consultar a programação completa no site oficial da Câmara Municipal de Leiria.

Lê também: Apoio às artes: afinal que polémica é esta que une artistas contra o Governo?

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Bejaflor lança novo single com Luís Severo.
Bejaflor lança novo tema com participação de Luís Severo