Leiria recebe, a partir da próxima segunda-feira (16), a Festa dos Museus, com um intenso programa cultural em sete espaços museológicos do concelho, que envolvem mais de duas dezenas de parceiros, sob o tema Contigo a História é outra.

A Festa dos Museus pretende promover os espaços museológicos do concelho de Leiria, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, com uma vasta programação assente no associativismo e na promoção do Património Mundial da Unesco.

A programação, que contempla cerca de 70 atividades, vai ter lugar no Castelo de Leiria, no Centro de Interpretação de Diálogo Intercultural, no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, no Museu de Leiria, no Moinho do Papel, no Agromuseu Municipal D. Julinha e no Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, no Lapedo.

A iniciativa pretende oferecer a oportunidade aos munícipes e a quem visita a cidade de ficar a conhecer o património histórico e cultural, enquanto experienciam atividades diferentes.

A pensar nisso, visitas guiadas, roteiros, serviços educativos, exposições, ilusionismo, dança, teatro, música, palhaços e cinema integram uma vasta programação que contempla cerca de 70 iniciativas que vão ter lugar nestes espaços e palcos especiais, até ao dia 22 de abril.

Festa dos Museus

Foto: divulgação

Celebrar as artes e o património

Gonçalo Lopes, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, salientou em comunicado enviado ao Diário de Notícias que a Festa dos Museus «pode ser o “balão de ensaio” para a Capital Europeia da Cultura», acrescentando que o grande desafio da autarquia leiriense «é fazer chegar a programação a outros espaços na região nos próximos anos».

A iniciativa, que se realiza de 16 a 22 de abril, pretende promover a diversidade e o diálogo interculturais e a coesão social, reavivar a importância do papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico em Leiria e motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

Paralelamente, tem, ainda, como objetivos cruzar as ofertas culturais dos espaços museológicos envolvidos com a dos agentes locais, reforçar os laços dos museus com a sociedade e promover a tradição e identidade locais.

Fica a conhecer o teaser desta edição da Festa dos Museus:

Podes consultar a programação completa no site oficial da Câmara Municipal de Leiria.

Lê também: Apoio às artes: afinal que polémica é esta que une artistas contra o Governo?