O virtuoso do jazz, Kamasi Washington, anunciou esta segunda (9) o seu novo álbum. O duplo disco Heaven and Earth é editado a 22 de junho, sucedendo ao tríptico The Epic, de 2015.

Washington comunicou a notícia num tweet, onde revela o conceito bipartido do longa-duração. “O lado Earth (Terra) representa o mundo como o vejo exteriormente, o mundo de que faço parte”, declara. “O lado Heaven (Céu) representa o mundo como o vejo interiormente, o mundo que é parte de mim.” O álbum consiste em dois discos, respetivamente: Earth Heaven. Perfazem duas horas e meia de duração, compartidas em dezasseis músicas (oito por disco).

A gravadora Young Turks desvendou os dois primeiros singles do álbum. The Space Travellers Lullaby consta no segundo disco Earth e tem dez minutos e meio. Fists of Fury é, segundo a Consequence of Sound, uma adaptação do tema principal do filme Fist of Fury, protagonizado por Bruce Lee. As faixas estão disponíveis para streaming.

Um projeto visual derivado do álbum foi também anunciado. Com base neste, surgem pequenos vídeos, realizados pelo britânico Jenn Nkiru, para as faixas lançadas.

A capa do disco é da autoria de B+ e Mike Park, fotógrafos do coletivo Mochila. Park encarregou-se da arte visual de todos os projetos oficiais de Washington até à data: The Epic e o EP Harmony of Difference, editado em setembro de 2017. A longa carreira de B+, pseudónimo de Brian Cross, é pontuada com trabalhos como a capa de Endtroducing.. de DJ Shadow.

Heaven and Earth estará no centro de uma extensiva digressão, que arranca este fim-de-semana no festival californiano Coachella. O roteiro, inclusivo de datas pelos EUA, Europa e Tóquio, pode ser visto no site de Washington.

Um 2017 colaborativo

No ano passado, o saxofonista participou no álbum DAMN. de Kendrick Lamar, responsável pelas cordas ouvidas na faixa LUST.. Integrou também os Pollyseeds, liderado por Terrace Martin; Washington participa em The Sounds of Crenshaw, Vol. 1, disco do grupo.