A cidade de Barcelos, no distrito de Braga, vai ser o palco da terceira edição do festival de música Psych e Stoner Rock, Monolithic Fest. O evento decorre este sábado, dia 14 de abril.

Após a realização das duas primeiras edições na Galiza, o Monolithic Fest muda-se para o norte do nosso país. Passa agora a acontecer em Barcelos, mais precisamente na sala do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB).

Entre os cabeças de cartaz estão os ingleses Leaf Hound. A banda de hard rock e rock psicadélico dos anos 70 é uma das maiores influências do movimento de stoner rock que tem origem na década de 90. No concerto deste sábado o grupo londrino vai percorrer as músicas do primeiro álbum, Growers of Mushroom, que celebra em 2018 47 anos.

Aos Leaf Hound juntam-se os DeWolff, o grupo holandês de rock clássico que se formou em 2007Da Bélgica, vêm os Black Mirrors, banda que assinou recentemente contrato com a gravadora austríaca Napalm Records (a mesma dos Moonspell).

Há ainda espaço para os nomes nacionais. Vão estar presentes o grupo de psych e fuzz rock The Black Wizards, os Sulfur Giants e os Her Name Was Fire, com o seu álbum de estreia, Road Antics.

Esta pode ser a última edição do evento desenvolvido pela promotora galega Black Moon Creep Agency. A organização justifica essa possibilidade com o facto de este ser um festival “autofinanciado, sem ajudas externas de nenhum tipo”. Devido a isto “é impossível sustentar a viabilidade do mesmo durante muito mais tempo”.

Os bilhetes para o festival custam 30 euros (ou 35, se forem adquiridos à porta). A compra pode ser feita no CCOB, em Barcelos, ou online, na Ticketline e nos sites Masqueticket e Ticketea. As portas abrem às 18h30.