Conhecida pela defesa do direito dos utilizadores à privacidade, e à promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, a Apple — a gigante tecnológica de Cupertino —, já avançou com a proposta de 13 novos emojis a serem incluídos numa próximo versão do iOS.

A Apple sugere a adição de emojis que representem melhor as pessoas com deficiências. Atualmente, os emojis disponibilizam um vasto leque de opções mas poderão não representar as experiências daqueles com deficiências“, pode ler-se na abertura da proposta feita pela empresa à Unicode Consortium.

Lê também: Atualizações no Facebook — Estamos fartos de emojis

Em parceria com algumas associações que apoiam pessoas com determinadas limitações, a Apple avançou com a proposta de 13 novos emojis, que poderão chegar aos 45, se forem tidos em conta os vários tons de pele para todos os novos bonecos.

Há pessoas em cadeiras de rodas, cães-guia, um aparelho auditivo, uma perna e um braço mecânicos, entre outros. A empresa pensou em vários pormenores. A ideia é tornar este projeto o mais inclusivo possível.

Novos emojis representativos de pessoas com deficiências.

É já este mês de abril que a Unicode Consortium, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona e regulariza a utilização de emojis ao nível global, se reunirá. Caso a proposta da Apple seja aprovada, estes novos bonecos poderão ser lançados já na primeira metade de 2019.