Há uma semana, fomos agraciados com um novo single de Tyler, the Creator. Apesar de o ter classificado como “descartável“, o artista tem promovido OKRA no seu Twitter. Esta quinta (5), um seguidor repreendeu-o e prontamente recebeu resposta de Tyler. A informação vem da Pigeons & Planes e o Espalha-Factos contactou o fã em questão.

Ao desvendar OKRA e o respetivo vídeo, na passada quinta (29 de março), o músico e designer alertou que iria divulgar fortemente o lançamento nas redes sociais. E cumpriu. Desde então, tem feito várias publicações sobre o single, numa das quais o recomenda a quem o procura pelos seus “raps contundentes e instrumentais sombrios“. A mais recente contém uma imagem sua:

Como nota a Pigeons & Planes, um usuário mostrou-se incomodado com as técnicas de marketing. “Meu, estás tristemente a promover esta música de 2 minutos” é uma possível tradução do tweet apagado do fã Edoardo Bellu.

Em resposta, Tyler disse não pretender votar OKRA ao esquecimento, após a sua edição. Argumentou ser “estranho” ver “pessoas que lançam um álbum e uma semana depois não falam sobre isso“. “Além disso, exigiu esforço, estou orgulhoso [dela]“, afirmou sobre a canção, que, como revelou, será enviada para as rádios dos EUA, em virtude da sua receção positiva. (A música conseguiu o título de Melhor Nova Faixa na Pitchfork.)

O Espalha-Factos entrou em contacto com Edoardo Bellu, que revelou surpresa face à resposta de Tyler.

Para clarificar, sou fã [do Tyler] e da sua música, e não queria desrespeitá-lo ou o seu trabalho. Todavia, fiquei confuso com a quantidade de promoção que a OKRA recebeu, em comparação com os singles e projetos anteriores dele; por exemplo, [o single] Ziploc.

Pareceu-me que o Tyler estava a procurar algum tipo de validação que nunca pretendera nos trabalhos anteriores e, portanto, não estava à espera daquele tipo de reação dele.

Entretanto, as publicações associadas a este episódio foram eliminadas.

A conclusão: é pouco razoável negar a um artista o direito de promover a sua música. E ainda menos provável que Tyler nos pare de indicar que OKRA já está disponível.

Entre as flores e as abelhas

Também Flower Boy, disco que editou em junho de 2017, reunira um consenso de aclamação. A digressão em torno do álbum passa pelo Porto, no NOS Primavera Sound, a 7 de junho. Recentemente, participou em After the Storm, faixa que consta em Isolation, o álbum de estreia de Kali Uchis, lançado esta sexta (6).