O fim de semana está quase à porta e o Espalha-Factos tem cinco sugestões para o aproveitares da melhor forma. Todas as atividades selecionadas vão ter lugar em Lisboa e na Margem Sul do Tejo.

Lisboa

Roteiro temático

Fotografia: OdecamJ, Visualhunt

Integradas na programação do Abril em Lisboa, a Câmara Municipal vai promover três visitas guiadas associadas à vida durante o Estado Novo e à revolução de abril. No dia 7, sábado, o tema centra-se na Lisboa operária nas vésperas do 25 de abril.

Raimundo Santos, militante antifascista, vai conduzir os participantes pela parte oriental da cidade, antiga zona de concentração fabril. Vai explicar a vida e a luta das classes operárias ao longo do percurso pelas ruas do Beato, Poço do Bispo, Vale de Chelas e Xabregas. O ponto de encontro é às 9h30 na estação de Santa Apolónia.

Passear pelo Jardim Botânico

Fotografia: Visualhunt

O Jardim Botânico de Lisboa vai reabrir no sábado, após ter estado fechado para obras desde outubro de 2016. Entre as obras de requalificação estão o novo pavimento, a recuperação dos gradeamentos, a instalação de bebedouros e um novo anfiteatro.

A reabertura está marcada para as 11h com a presença do presidente da Câmara, Fernando Medina, e do reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra. Às 14h30 decorre uma visita guiada à mostra As coleções do Jardim Botânico de Lisboa e às 16h uma visita sobre os 140 anos de história do Jardim. Ambas são gratuitas através de inscrição.

Ir ao mercado nos Anjos

Fotografia: Clem Onojeghuo, Pexels

O Anjos70 Art & Flea Market vai decorrer nos dias 7 e 8 no Regueirão dos Anjos. Entre as 11h e as 19h são mais de 100 as bancas de roupa, tanto nova como em segunda mão, roupa vintage, decoração, artwork e edição independente.

As atividades incluem também dois workshops, um sobre técnicas de decoração de móveis e outro para construção de câmaras com latas de sardinha.

Margem Sul do Tejo

Caminhar por Almada

Fotografia: Wuestenigel, Visualhunt

No domingo, dia 8, a Caminhando vai organizar uma caminhada pela cidade de Almada. O percurso começa junto ao cais de Cacilhas, passa pelo Parque da Paz, pelo Parque Koi e termina no famoso Cristo Rei. Além de permitir conhecer melhor a cidade, o trajecto é marcado pela proximidade do rio Tejo. O Castelo e o elevador panorâmico da Boca do Vento são outros pontos de referência desta caminhada de 14 quilómetros.

A inscrição para a caminhada pode ser feita aqui e tem o valor de 6 euros. Inclui guia e acompanhamento, seguro de acidentes pessoais e seguro de responsabilidade civil.

LÊ TAMBÉM: 12 SUGESTÕES DE RUI UNAS PARA VIVER MELHOR A MARGEM SUL

Gastronomia em Palmela

Fotografia: Alexander Maasch, Unsplash

O Festival Queijo, Pão e Vinho começa amanhã em Palmela e decorre ao longo do fim de semana. Os produtos da região da Arrábida são o centro das atenções do evento na freguesia de Quinta do Anjo, em São Gonçalo.

Nesta 24.ª edição não vão faltar o queijo de Azeitão, queijos de ovelha, pão, doçaria, vinhos da região, mel e ostras do Sado. Além da mostra de produtos, completam o programa as tasquinhas, demonstrações equestres e animação musical.