Não é a primeira vez que um meme alavanca a popularidade de uma canção; que o digam Carly Rae Jepsen ou Baauer. Mas o caso de Dreams, dos Fleetwood Mac, é mais incomum. Um tweet viral de março fez a faixa de 1977 ressurgir em número de vendas e streams.

A notícia vem da Billboard, revista que compila as tabelas de vendas norte-americanas desde 1936. A cargo da conta @bottledfleet, o meme apareceu a 22 de março. Contém um excerto do vídeo de uma coreografia das Golden Girls da Alcorn State University. O áudio é substituído pela música dos Fleetwood Mac, retirada do seu laureado álbum Rumours. Até à hora de publicação, foi retweetado mais de 130 mil vezes e obteve mais de 300 mil likes.

As interações com o tweet aumentaram em 24 por cento o consumo de Dreams via streaming, somando 1.9 milhões de reproduções. Com 2000 cópias adquiridas, as vendas digitais subiram 36 pontos percentuais. O crescimento em ambas as frentes contribuiu para que a canção alcançasse o 14.º lugar na tabela Hot Rock Songs; a contabilização é feita na semana de 23 a 29 de março.

Como nota a Billboard, a música For the Damaged Coda dos Blonde Redhead entrou no mesmo chart em circunstâncias semelhantes. A situação verificou-se, na semana anterior, graças à sua utilização num meme relacionado à série Rick and Morty.

Dreams foi o segundo tema lançado de Rumours. Na semana de 17 de junho de 1977, a canção ocupou o lugar cimeiro da Billboard Hot 100, top geral de singles. 41 anos depois, acumula mais de 100 milhões de reproduções no Spotify.

Em maio do ano passado, The Chain, do mesmo LP, chegou ao top 10 da Hot Rock Songs. O feito justifica-se pela sua inclusão na banda sonora do filme Guardians of the Galaxy, Vol. 2.

O disco que não para de rodar há 41 anos

Também Rumours beneficiou desta exposição, no chart análogo de álbuns; passou de número 21 para 13 no Top Rock Albums, ao vender 7000 cópias. Cimentou-se na história como um dos maiores campeões de vendas de sempre, ao totalizar 40 milhões de cópias. Em 1977, foi, durante 31 semanas consecutivas, o disco mais vendido nos EUA. A 4 de fevereiro de 2018 completou 41 anos desde o seu lançamento.

Na verdade, o sucesso de Rumours nunca desvaneceu. O álbum continua a adquirir fãs e o seu repertório é regularmente recuperado pelas rádios, com maior incidência em Dreams, a par com Go Your Own Way The Chain. Este ano, integrou o National Recording Registry, programa nacional dos EUA dedicado à preservação do seu legado musical.