É caso para dizer que The Weeknd teve um grande fim de semana. O seu mais recente single, Call Out My Name, esteve perto de quebrar recordes. Na corrida aos streams do novo tema do cantor canadiano, foi a Apple Music que saiu vencedora.

Foram muitos (mesmo muitos) os que passaram o fim de semana da Páscoa a ouvir o novo projeto de The Weeknd, My Dear Melancholy. De acordo com os dados disponibilizados, o primeiro single do projeto Call Out My Name, foi ouvido mais de 26 milhões de vezes nas primeiras 24 horas, na plataforma Apple Music.

Apesar de não ter quebrado recordes na plataforma da Apple estes valores foram suficientes para bater a mesma música, no Spotify. Durante as mesmas 24 horas, The Weeknd e Call Out My Name foram tocados 3,5 milhões de vezes. Ainda assim, foi a mais bem sucedida estreia de 2018, de acordo com a Republic Records.

The Weeknd no Spotify: os dados que importam

Comparativamente com a Apple Music, o Spotify tem mais 120 milhões de utilizadores. Além disso, o Spotify tinha mais pontos a seu favor nas semanas que antecederam o lançamento do novo single de The Weeknd. A plataforma de streaming teve acesso exclusivo a dois vídeos do EP e contou ainda com publicidade vinda do próprio cantor.

Apesar da reviravolta inesperada, não foi a primeira vez que a Apple Music bateu as estatísticas do Spotify. Nos últimos 13 meses, esta já foi a terceira vez que a Apple Music saiu vitoriosa deste confronto. O serviço de streaming da Apple dominou nas semanas logo após o lançamento do álbum More Life de Drake e do single Rockstar de Post Malone.

Durante os primeiros meses de 2018, o hip-hop tornou-se um dos géneros musicais mais consumidos nestas plataformas de streaming. 

Apesar da diferença de subscritores, a Apple Music parece ter percebido como satisfazer a nova geração de ouvintes deste género musical, a afirma-se assim como a plataforma predileta dos ouvintes de hip-hop.