A ideia de “beleza real” que nos foi trazida pela marca Dove ao mundo feminino está a ser alargada aos homens. A marca de roupa interior brasileira Mash aderiu também a este movimento.

A marca partilhou um vídeo onde juntou um grupo de homens com vários tipos de corpo. Desta maneira conseguiram mostrar que este assunto não é exclusivo para as mulheres. São os 11 homens e o ator Bruno Gagliasso protagoniza a campanha.

O vídeo quebra não só estereótipos físicos, mas também preconceitos relacionados com atividades “masculinas”. A campanha desafiou os participantes a confessarem aquilo que fazem quando estão de cuecas, entre outras coisas, e as respostas são surpreendentes. Há quem chore a ver filmes, há quem goste de usar saia, há quem não perceba nada de carros.

“Aqui tem espaço para todo mundo, menos para rótulos” é a legenda que acompanha o vídeo.

Just the Way You Are, 2015

Já não é a primeira vez que o conceito de beleza é desafiado no universo masculino. Em 2015 a marca norueguesa Dressman lançou uma campanha chamada Just The Way You Are, para a sua linha de roupa interior.

A campanha foi feita em vídeo e também nela aparecem homens diferentes. O diretor de marketing da Dressman,  Knut Vidar Nielsen,  disse numa entrevista ao Huffington Post que queriam “mostrar que não existe homem perfeito, mas sim homens perfeitos”.

Foi realizado um estudo em parceria com a marca, entre noruegueses e suecos, sobre a aparência masculina. O estudo revelou, segundo o Huffington Post, que um terço dos homens tem inseguranças em relação ao seu corpo. Mostrou ainda que alguns homens estão mais preocupados com a aparência do que com a sua vida social ou económica.

A preocupação com o corpo e como ele é apresentado na publicidade tem sido crescente, principalmente desde que nasceu The Dove Real Beauty,  em 2004.