No próximo dia 7, o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria recebe o workshop Flores no Prato. Dinamizada por Fernanda Botelho, é uma oficina prática que tem como objetivo ensinar a utilizar flores na alimentação.

A ideia passa por desafiar os participantes a descobrir as flores que podem ser utilizadas e cultivadas com eficácia em vasos, varandas ou em pequenos canteiros. Flores no Prato é um workshop que pretende apresentar a cultura e a arte culinárias, de um modo aliciante e motivador.

Esta tendência da nova cozinha, que recorre cada vez mais à inclusão de produtos diferentes, como as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários, teve origem nos Estados Unidos e no Brasil.

E são muitas e de várias cores as pétalas que podem ter lugar à mesa. Cravos, cravinas, calêndulas, capuchinhas, amores–perfeitos, violetas ou até as mais campestres, como alecrim, tomilho e alfazema são algumas das flores utilizadas para aromatizar e decorar saladas, entradas, sobremesas.

Ana Esperança, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria, considera que Flores no Prato “é uma excelente oportunidade para descobrir a infinidade de flores que existem nos nossos jardins, hortas ou quintais e que podem ser usadas na alimentação, nem tanto pelo seu valor nutritivo, mas sobretudo pelo interesse ornamental, como no embelezamento de pratos, na confeção de sobremesas, de pães, águas florais ou saladas”.

A ideia passa por estimular a utilização de flores na alimentação e, por isso, no final da oficina, “os participantes terão a oportunidade de levar para casa alguns exemplares para semear e transplantar e, desse modo, dar início ao seu próprio jardim comestível”, acrescenta a autarca.

Sobre Fernanda Botelho

Fernanda Botelho nasceu na Tojeira, Sintra. É criadora do blogue Malva Silvestre.

Dedica-se à literatura infantil, tendo publicado livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), e às plantas medicinais, sendo autora dos livros As Plantas e a Saúde e Uma Mão Cheia de Plantas que curam.

Onde e como podes participar em Flores no Prato

Flores no Prato realiza-se no próximo dia 7, no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, entre as 15h e as 18h.

Para participares, basta inscreveres-te através dos contactos disponibilizados na página da Câmara Municipal de Leiria.

Lê também: Há um novo cat café no Porto (e tem comida vegan)