O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
"O nascimento de Oshun", Harmonia Rosales/Instagram

Artista substitui figuras de pinturas clássicas por mulheres negras

O trabalho de Harmonia Rosales, artista de 33 anos a residir em Chicago, nos Estados Unidos, tem vindo a angariar cada vez mais fãs pela sua considerada irreverência. A particularidade? Substituir figuras de grandes pinturas clássicas por mulheres negras.

Na coleção B.I.T.C.H. – Black Imaginary To Counter Hegemony, a pintora substitui as figuras masculinas brancas por pessoas que, segundo a própria, considera menos representadas. No ano passado, quando lançou “A criação de Deus”, em alusão à pintura “Criação de Adão”, a emblemática pintura de Miguel Ângelo, várias foram as críticas lançadas. 

As mais referidas destacavam que a autora não se devia ter aproveitado do trabalho de outros, mas sim criar o próprio. Na pintura de Harmonia Rosales, o então Deus e Adão cedem lugar a duas mulheres negras.

 

Arte como arma contra a indiferença

Criada num ambiente criativo, a sua mãe era artista plástica e o seu pai músico, Harmonia acredita que foram os pais que lhe despertaram o gosto pelas artes, que surge em combinação ao amor que tem pela história. Como profissional, olha para a arte como arma contra a indiferença e inércia, um despertar do mundo para novas realidades.

Com esta troca de personagens, a pintora pretende tornar contemporâneo o significado destas obras de arte, tentando alertar e abrir mentes para novos discursos humanistas.

 

 

  1. Seria legal substituir por pessoas negras…E não há problemas. A dificuldade está em trocar a figura de homens por mulheres…A da Cruz principalmente, que é representada por um homem (Jesus) Colocar uma mulher como símbolo. Maldito feminismo…Perdeu a oportunidade de fazer algo que preste.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.