Os zombies de The Walking Dead marcaram de tal forma o panorama televisivo da última década que permitiram catapultar o canal AMC para a linha da frente e realizar uma forte aposta em conteúdos arrojados e que primam pela diferença.

A vontade de explorar novos territórios no género do horror conduziu-os à porta de um dos escritores norte-americanos mais prolíficos do género do thriller e horror, Dan Simmons. É ele o autor da obra literária O Terror, publicada em Portugal, em dois volumes, pela editora Saída de Emergência. A história dos livros surge agora numa adaptação televisiva com Ridley Scott listado como um dos produtores e David Kajganich como produtor executivo e responsável pelo argumento.

Um horror que foi real

Os factos que inspiraram o livro e a série são verídicos e narram a expedição de Sir John Franklin (Ciarán Hinds), em 1845. Como comandante de uma expedição de dois navios, Erebus e Terror, o seu objetivo é encontrar e mapear a Passagem do Noroeste, que permitirá ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

Embora se tenha iniciado com bons auspícios, a expedição desde muito cedo é confrontada com desastre. Presos no gelo e a enfrentar escassez de rações, a tripulação de 130 homens tem de aprender a sobreviver num clima agreste. Mas algo está à espreita no gelo, um terror sem nome, um predador oculto que mata os tripulantes e assombra as vastidões geladas.

No centro da narrativa encontram-se o capitão do Erebus, Sir John Franklin, e o capitão do Terror, Francis Crozier (Jared Harris), o segundo na linha de comando. O capitão James Fitzjames (Tobias Menzies) é um dos homens de confiança de Franklin e uma estrela em ascensão na marinha britânica. Entre os três líderes irá gradualmente formar-se um clima de tensão, agravado pelas circunstâncias misteriosas em que ocorrem a morte dos tripulantes. Conseguirá a expedição ser resgatada ou a sanidade da tripulação começará a ceder, tal como o gelo fino que invade o Ártico?

Mais do que uma obra de suspense e com toques sobrenaturais, é uma série com uma forte componente histórica intensamente pesquisada e  de alcance ambicioso. O mistério que se adensa em torno do predador é apenas um pretexto para detalhar as intrigas e relações de poder entre homens cada vez mais empurrados ao desespero e loucura.

A série está dividida em 10 episódios, tendo estreado nos EUA a 26 de março com críticas favoráveis e fortes elogios a um excelente elenco. Em Portugal, a série estreia no canal AMC esta terça-feira (3) às 22h10. Se se atreverem a embarcar nesta aventura, preparem-se para enfrentar… o terror.