O final do mês de março significa também o início da Primavera. O tempo fica mais quente e os dias ficam maiores. As flores começam a nascer e novos álbuns também (mas esses são o ano todo). O mês de abril vai ser muito cheio de novidades, tanto internacionais como portuguesas. Por isso, o Espalha Factos deciciu fazer uma compilação de alguns álbuns que podes esperar no próximo mês.

America – 30 Seconds to Mars (6 de abril)

Love, Lust, Faith and Dreams, o último álbum da banda americana, já vai fazer cinco anos. Se nas lides musicais a banda tem estado mais discreta, apenas com concertos e alguns singles, o mesmo não se pode dizer das lides performativas do vocalista. Entre 2013 e 2018, Jared Leto fez de tudo um pouco enquanto ator, incluindo ganhar um Oscar e tornar-se vilão da DC. Agora, a banda regressa com um novo trabalho, America. O lançamento vai trazê-los de novo ao nosso país para um concerto no Campo Pequeno, quatro dias depois do lançamento do álbum.

Isolation – Kali Uchis (6 de abril)

A cantora colombiana-americana tem chamado a atenção nos últimos tempos pelas parcerias que tem feito. Músicos como Tyler, The Creator, Daniel Caesar, Miguel, Snoop Dogg ou Gorillaz já recorreram aos talentos de Uchis para embelezar as suas canções. Agora, é a vez da própria saltar para as luzes da ribalta com o seu álbum de estreia. Isolation está também recheado com colaborações de luxo. Tyler passa agora a feature, Jorja Smith e Kevin Parker foram igualmente mobilizados. Um primeiro álbum que promete.

Ivasion of Privacy – Cardi B (6 de abril)

Quem não cantarolou já o Bodak Yellow pelo menos uma vez, que atire a primeira pedra! A rapper americana conquistou o mundo do hip hop com as suas rimas, flows e genuinidade. Com uma discografia reduzida a singles e mixtapes, já há muito que se questionava quando saíria o primeiro longa duração de Cardi. Após constantes adiamentos e pedidos da cantora que queria ter tempo para fazer o álbum à sua maneira, aqui está ele. Estará à altura do hype?

Madeira – PAUS (6 de abril)

As baterias siamesas tugas voltaram para mais uma ronda de boa música. Desta vez, a banda de Quim Albergaria, Hélio Morais, Makoto Yagyu e Fábio Jevelim foram buscar a inspiração muito longe da capital. Madeira é influenciada pela ilha portuguesa com o mesmo nome. O resultado é um vídeodisco com nove canções e vídeos correspondentes. Uma sonoridade com o seguinte mote: “se soa bem, sabe melhor, então é casa“.

Odeon Hotel – Dead Combo (13 de abril)

A dupla instrumental portuguesa regressa aos lançamentos quatro anos depois de A Bunch of Meninos. Deus Mê Dê Grana é a única conhecida das treze que figuram em Odeon Hotel, mas Tó Trips e Pedro Gonçalves puxaram dos galões para este novo disco. O álbum teve a produção do americano Alain Johannes, que já trabalhou com nomes como Chris Cornell ou Queens of the Stone Age. Outro nome de luxo que figura no disco é Mark Lanegan. O músico participa em I Know, I Alone e vai juntar-se aos Dead Combo no palco do Paredes de Coura, em agosto.

Quebra Nuvens – Galgo (16 de abril)

Mais uma novidade nacional do mês de abril. Os Galgo trazem Quebra Nuvens, sucessor do álbum de 2016, Pensar Faz Emagrecer. “As guitarras permanecem estrídulas, o baixo agiganta-se e a ferocidade do rock move-se por teclados cintilantes, felizes e afortunados, foi esta a descrição feita ao próximo disco do quarteto de Oeiras. Mais um promissor lançamento de uma das revelações do panomâra rock alternativo português.

Dirty Computer – Janelle Monáe (27 de abril)

Mais um lançamento feminino num mês cheio de girl power. A americana Janelle Monáe chega com Dirty Computer no final do mês para encher a Primavera de muita soul e abrilantar com a sua estética futurista. Tal como no caso de Jared Leto, a cantora lançou o último álbum de estúdio em 2013 (The Electric Lady) e, durante este hiato de cinco anos, também se dedicou a uma carreira no cinema. Make Me Feel e Django Jane são os singles que já podem ser ouvidos pelo público.

Manel Cruz

O vocalista dos Ornatos Violeta regressa às lides a solo para um ano em cheio. Ainda sem nome e dia específico, o álbum que vai sair no mês de abril não vai estar sozinho. Segundo a sua produtora, Sons em Trânsito, este vai ser o primeiro de vários discos que vão ser lançados ao longo do ano. Os singles de avanço, Ainda Não Acabei e Beija Flor, já são conhecidos há vários meses, tanto em versão de estúdio, como ao vivo, em concertos.

Outros lançamentos

6 de abril:

  • Golden – Kylie Minogue
  • I Don’t Run – Hinds
  • Sex & Food – Unknown Mortal Orchestra
  • The Descontruction – Eels

13 de abril:

  • Ember – Breaking Benjamin
  • Joyride – Tinashe

20 de abril:

  • Eat the Elephant – A Perfect Circle
  • Primal Heart – Kimbra