A proposta é da Academia Time Out: Quer pôr os mais novos a cozinhar. A iniciativa faz parte dos workshops mensais realizados pela escola de cozinha do Time Out Market.

Todas as atenções estão viradas para o primeiro curso de cozinha Masterkids. O curso começa a 29 de abril e prolonga-se até 20 de maio. É para crianças a partir dos dez anos, que “vão poder aprender a desenvolver os seus dotes culinários”, como refere o comunicado enviado à imprensa. Tem um custo de 120 euros e um limite de 10 crianças.

Ao todo vão ser quatro aulas e sempre aos domingos de manhã. Os pequenos (para já) cozinheiros vão aprender a “cortar e cozinhar alimentos, numa viagem pelo mundo dos legumes, carne e peixe, passando pelo universo da pastelaria”. O objectivo principal é que possa criar-se desde pequeno o gosto pela cozinha.

A primeira aula tem como tema “Os Vegetais”. Os alunos inscritos vão poder começar por conhecer os utensílios e facas mais utilizadas. Além disso, vão aprender algumas técnicas para cortar vegetais. “As Proteínas” vai ser o tópico abordado na segunda aula. “Vamos ensinar-te como fazer duas receitas com base em duas proteínas diferentes: a carne e o peixe.

Os mais novos também vão ter a oportunidade de aprender a fazer risotto. É este o objectivo da terceira aula. “Começamos pelo caldo, o sofritto e todas as técnicas para um verdadeiro risotto italiano.” Na última e quarta aula, a organização deixou o melhor para o fim: “Pastelaria – O Bolo de Chocolate Perfeito”. “Bolo, cobertura, prepara-te para uma aula incrivelmente doce”. Algumas das técnicas que vão querer ser ensinadas é a utilização do forno, métodos de bater massas e a importância das diferentes temperaturas.

A Academia Time Out tem outras sugestões para o mês de abril. Workshops de cozinha tradicional portuguesa, “Cozinhas do Mundo” (Tailândia e Vietname), curso de vinhos ou os pastéis de nata. A escolha é tua. Para decidires, basta consultar toda a programação no site. Os bilhetes (para workshops e Masterkids) podem ser conseguidos na bilheteira Time Out ou em qualquer posto Ticketline (incluindo online).