Após rumores que sugeriam nova música de Abel Tesfaye, conhecido pelo pseudónimo The Weeknd, surge a confirmação. O EP My Dear Melancholy, foi editado esta sexta (30) pelos selos XO e Republic.

O projeto, com uma duração de 21:50 minutos, inclui seis faixas: Call Out My Name, Try Me, Wasted Times, I Was Never There, Hurt You e Privilege.

Todas as faixas são produzidas e escritas por Frank Dukes; a exceção é Hurt You, produzida por GesaffelsteinGuy-Manuel de Homem Cristo dos Daft Punk e Cirkut. Há ainda créditos atribuídos a SkrillexMike Will Made It e o produtor DaHeala, entre outros. O projeto pode ser ouvido em todas as plataformas digitais.

Segue a capa do disco:

O desvendar gradual

A informação inicial proveio, esta quinta (29), da revista Clash. O seu editor de hip-hop Grant Brydon deparou-se  com um outdoor em Londres, que detalha o disco mencionado. A imagem refere-se ao projeto como um álbum “já disponível“, sugerindo uma revelação feita demasiado cedo.

A capa do álbum foi divulgada por The Weeknd no seu perfil de Instagram. Surgiu no seu site oficial, que apresentava uma página (desde então desativada) com links, para já não funcionais, de streaming do EP; uma captura de ecrã pode ser vista aqui.

A sequência do EP foi revelada na íntegra, de acordo com informação disponibilizada pela plataforma Tidal. Na quinta, começavam a ser conhecidos detalhes de algumas faixas, tendo a primeira sido Wasted Times. Incluídas em playlists do Tidal e do Apple Music, Call Out My Name é apontada como o primeiro single do projeto.

Frank Dukes, creditado pela maioria das faixas, trabalhou com Tesfaye na faixa Attention. Também o produtor publicou a capa no seu Instagram; numa publicação sua anterior, pode ser visto em estúdio com Tesfaye.

View this post on Instagram

✨✨✨📽@dylan_swg

A post shared by Frank Dukes (@frankdukes) on

A confirmação dos rumores e os festivais

Conforme noticiado pelo Espalha-Factos, Tesfaye tem atualizado o seu Instagram com referências à gravação de nova música. Um post confirmava a fase de masterização; outro mais recente levantava a hipótese de lançar um projeto não especificado esta sexta. O rapper Travis Scott equiparou aquilo que designou um novo álbum de Tesfaye aos seus começos de carreira.

A edição de My Dear Melancholy precede as performances de The Weeknd como cabeça-de-cartaz dos festivais norte-americanos Coachella, Panorama e Lollapalooza. Realizam-se respetivamente em abril, na Califórnia, em julho, em Nova Iorque e em Chicago, em agosto.

O último álbum de The Weeknd foi Starboy, editado há dois anos. Foi vencedor de um Grammy na categoria de Best Urban Contemporary Album.