Entre chocolates e amêndoas, nada melhor que uma boa paragem em frente à televisão. Os canais portugueses apostam, como é habitual, numa programação especial para celebrar a Páscoa e o Espalha-Factos selecionou neste Guia TV as melhores propostas para um fim de semana passado religiosamente em frente ao pequeno ecrã.

De filmes e séries a documentários, há muito que ver entre sexta feira (30 de março) e domingo (1 de abril). A RTP, a SIC, a TVI e alguns dos principais canais por cabo apostam no cinema, nos documentários e até nos seus habituais formatos de entretenimento para acompanhar os teus feriados.

Cinema para todos os gostos

Os filmes e minisséries com temática religiosa são garantidos nesta época do ano. A RTP1 emite na sexta feira, dia 30, pelas 15h15, A Sagrada Família, minissérie dividida em dois episódios. No mesmo dia e pela mesma hora, a SIC volta a emitir o primeiro episódio d’A Bíblia, que conta com o português Diogo Morgado como protagonista.

TV

O segundo episódio chega no sábado. Simultaneamente, a TVI emite… o mesmo. O quarto canal aposta na versão em filme da minissérie norte-americana, com O Filho de Deus a começar pelas 15h30.

Para quem prefere opções menos ortodoxas, há também muito por onde escolher. Na RTP2, a noite de sexta traz Paris, Texas, o mais icónico filme do realizador alemão Wim Wenders, pelas 23h15.

TVI traz O Regresso de Johnny EnglishO Mundo Jurássico à sua antena durante toda a tarde de sexta. Na SIC, a Alice volta ao País das Maravilhas com a estreia de Alice do Outro Lado do Espelho no domingo, pelas 15h45.

TV

Os canais por cabo também estão prontos para assinalar a época. Na TVCine 3, o nomeado aos Óscares O Caso Spotlight passa a partir das 20h20. Por sua vez, a FOX preparou um sábado cheio de filmes de ação, a começar pelas 13h35 com Principe da Pérsia: As Areias do Tempo. No domingo, 12 Anos Escravo passa pela FOX Movies às 23h20.

Filmes e séries de animação para todas as idades

Os mais novos são os que mais presentes vão receber nesta Páscoa – e na televisão também. O cinema de animação é uma das principais apostas para esta época.

A SIC abre o fim de semana alargado com vários filmes na manhã de sexta, entre os quais a estreia de Hotel Transylvania 2, pelas 11h00. O canal repete a estratégia nos dias seguintes.

O terceiro canal estreia ainda O Panda do Kung-Fu 3 na tarde de domingo, pelas 15h00. A TVI inicia a tarde de sexta feira com Shrek Para Sempre, que começa logo a seguir ao espaço noticioso da tarde.frozen-personagens

No cabo, o Canal Hollywood traz os ares frios de Frozen: O Reino do Gelo à tarde de domingo. A onda de filmes Disney continua no Disney Channel, com O Corcunda de Notre-Dame às 19h00 de sexta; no sábado, é a vez de Toy Story 3 ir ao ar pela mesma hora.

Disney parece ser uma aposta vencedora entre os vários canais. A SIC K dá destaque às aventuras de Nemo no fim de semana: À Procura de Nemo começa às 22h30 de sábado e o segundo filme, À Procura de Dory, inicia-se à mesma hora do dia seguinte.

No entanto, também há animação para os mais velhos. Salsicha Party começa pelas 23h10 de sábado na TVCine 1. Na FOX Comedy há uma maratona especial de 48 horas de Os Simpsons, para celebrar a chegada do 600.º episódio.The Simpsons

Documentários para ver a Páscoa com outros olhos

Para quem preferir um escape ao cinema e aos formatos de entretenimento, há programação alternativa. O grande destaque vai para a RTP com A História de Deus, minissérie documental de três episódios conduzida por Morgan Freeman. O ator viaja por locais sagrados para uma análise sobre a evolução da religião e a sua adaptação à sociedade atual. Estreia quinta, dia 29, pelas 21h00.

No canal História, vão ser desvendados Os Segredos da Bíblia ao longo dos três dias, com episódios a preencher a programação do canal. O ADN de Jesus Cristo vai criar a árvore genealógica da figura religiosa a partir das 22h45 de sábado.

Lê também: As tradições de Páscoa mais estranhas do Mundo

A programação de sempre… mesmo no feriado

Os programas a que todos querem escapar não escapam da grelha dos canais principais: os generalistas vão manter a programação regular em grande parte do fim de semana.

Não vão deixar de ser emitidas as mesmas novelas de todos os dias e os habituais formatos de entretenimento, como o DivertidaMente da SIC ou o Secret Story, na TVI. Os programas que seguem as romarias nacionais também não descansam, com Somos Portugal a ocupar a antena do quarto canal durante toda a tarde de domingo.

(Nota: Os programas e horários apresentados poderão sofrer alterações de última hora, às quais somos totalmente alheios.)