Sabes que personagem disse “Eu sô chique, bem!”? Demoras um segundo a dizer de que novela veio a frase “Deite, que eu vou lhe usar.”? Então esta galeria é para ti.

A popularidade de uma novela ou de uma personagem pode ser medida pela sua longevidade, ou seja, pela capacidade que tem para permanecer na nossa memória durante muitos anos.

As novelas brasileiras, amplamente exibidas em Portugal através da SIC e, mais recentemente, pelo canal de cabo Globo, são uma fábrica de imaginários, de onde saem várias frases, palavras, ou expressões que nos marcaram.

Muitas vezes chamadas de chavões ou bordões, elas normalmente representam uma frase chave de uma personagem repetida até à exaustão durante a novela, ou uma frase dita uma única vez, mas que foi suficiente para que se tornasse um meme.

Neste artigo, compilámos uma galeria com 16 dos mais celebrados chavões ou bordões novelescos. A lista não corresponde a um ranking, estando organizada cronologicamente. Se uma das tuas preferidas não estiver na lista, partilha-a nos comentários.

Clica numa das imagens e percorre a galeria: