Na segunda temporada, a série 13 Reasons Why vai passar um aviso antes do visionamento dos episódios, anunciou a Netflix

Esta foi a forma encontrada pela produção para contornar várias das críticas sofridas durante a primeira temporada. Na altura, a série gerou um debate muito intenso e polarizado, com alguns espectadores acusaram a série de romantizar a depressão e o suicídio.

Lê também: 13 Reasons Why. ‘Entre o pensamento e o ato há uma pequena distância’

Os tópicos em causa vão continuar a ser abordados, porém agora aparecerão membros do elenco a transmitir a seguinte mensagem: “13 Reasons Why é uma série de ficção que fala acerca problemas reais e sérios como abuso sexual, drogas, suicídio, etc. Por colocar estes assuntos em dicussão, esperamos que a nossa série ajude a audiência a iniciar uma conversa. Mas se estás a lidar com algum tipo desses problemas, esta série talvez não seja a melhor para ti ou queiras vê-la com um adulto de confiança. Se sentires vontade de conversar com alguém, contactar um parente, um amigo, psicólogo da escola ou adulto que esteja disponível, faz isso. Pede ajuda a uma linha local ou vai até 13reasonswhy.info. No minuto em que começares a falar, as coisas vão ficar mais fáceis”.

Esta alteração é resultado de um estudo encomendado pela plataforma de streaming, em que mais de 60% dos pais e encarregados de educação defenderam que “o elenco devia ‘sair da personagem’ para discutir como é que se pode conseguir apoio“. A Netflix garantiu que vai adicionar uma introdução no início de cada episódio, com vários elementos do elenco a assumirem o papel de informar o espectador sobre as várias formas de obter ajuda.

Assuntos como suicídio adolescente, violação ou abuso de substâncias psicoativas não são habituais, de forma tão explícita, em séries dirigidas a adolescentes. Desta forma, e através destes avisos, a empresa distribuidora de conteúdos quer incentivar o diálogo acerca das temáticas em causa. Criou também uma base de dados para ajudar os jovens a procurar ajuda e ainda com informações que sirvam de guia para discutir os temas em foco na série.

O novo conjunto de episódios da série protagonizada por Katherine Langford ainda não tem data de estreia prevista, mas deverá ocorrer no final de 2018. A produção é um dos mais bem-sucedidos originais da Netflix.