Os britânicos Jungle são a mais recente confirmação do Festival Vodafone Paredes de Coura. O grupo encabeçado por Tom McFarlandJosh Lloyd-Watson regressa a Portugal e consigo carrega uma promessa intrínseca à sua identidade: fazer dançar.

A última aparição por terras lusitanas remonta ao ano de 2016, quando foram cabeças de cartaz do Festival LISB-ON. Na bagagem levaram o seu único disco lançado até hoje: o homónimo Jungle, editado em 2014 pela XL Recordings. O mesmo material que vamos poder ouvir nas margens da Praia do Taboão.

Antes do lançamento do primeiro LP da banda, os Jungle lançaram-se com o single The Heat, em 2013, pela Chess Club Records. O hype foi grande e rapidamente o mundo ficou de olhos postos nos londrinos e a dançar ao som deles. Já em 2014, o single Busy Earning fez parte da banda sonora do videojogo Fifa 15, uma montra de luxo para a divulgação do grupo.

Donos de um registo pouco em voga nesta era musical, os Jungle são a nova vida da soul que ficou estagnada nos anos 70. À herança soul e funk eles juntam uma frescura que tem sido indiferente nem ao ouvido, nem ao corpo.

O homónimo Jungle de 2014 é o reflexo disso mesmo. Um disco de estreia que se ouve de início ao fim de sorriso rasgado. Treze faixas que visitam sonoridades da música disco contemporânea que se fundem com o jazz dos 70’s.

Mas se em estúdio têm um trabalho de louvar, ao vivo isso não muda. Em palco, os Jungle tornam-se numa formação de sete elementos que sentem aquilo que tocam e que preenchem por completo os palcos que pisam. Fiéis à sua música e à sua identidade. É aquilo que podemos esperar deles quando em Agosto subirem ao palco do Vodafone Paredes de Coura.

Novo álbum para ouvir em Coura 

Em fevereiro último, os Jungle anunciaram que estão a trabalhar num novo disco que vão lançar durante o primeiro semestre do ano de 2018. O anúncio veio acompanhado de uma tour marcada para os meses de Abril e Maio, sinal de que o novo disco pode estar mesmo à porta.

Tom McFarlandJosh Lloyd-Watson têm passado muito dos últimos tempos entre Los Angeles e Londres a afinar os últimos detalhes do segundo álbum da banda, que descrevem como:

Uma estação de rádio pós-apocalíptica a passar músicas sobre o desgosto amoroso.

Também durante o mesmo mês, o grupo britânico desvendou um pouco da nova wave do próximo disco. House in LA foi a nova música tocada no programa americano Last Call with Carson Daly.

 

Os Jungle juntam-se assim a nomes como Skepta, Slowdive, King Gizzard and The Lizard Wizard num cartaz ainda com espaços por completar. A 26ª edição do Vodafone Paredes de Coura realiza-se de 15 a 18 de Agosto de 2018 na Praia Fluvial do Taboão.