Com a época da Páscoa a aproximar-se, o Espalha-Factos sugere-te cinco cidades europeias ideais para aproveitares uns dias de descanso. Seja para conhecer as diferentes tradições desta época ou não, há muito para desfrutar nestas cidades.

Praga, República Checa

Fotografia: Buscavientos, VisualHunt

A capital da República Checa, Praga, é conhecida como cidade das cem cúpulas. É reconhecida pelo diverso património arquitetónico e cultural, onde se pode destacar o Castelo de Praga, a Catedral de São Vito ou o Muro de John Lennon.

A Páscoa é comemorada na cidade com um grande mercado na Praça da Cidade Velha. Nas bancas é possível provar a gastronomia típica do país e comprar ovos da Páscoa decorados à mão.

Valeta, Malta

Fotografia: Pixabay

Valeta, na ilha de Malta, tem cerca de seis mil habitantes mas muito para conhecer. São mais de 300 os monumentos desta cidade que este ano é Capital Europeia da Cultura (a par com Leeuwarden, na Holanda).

A Páscoa em Valeta é marcada por procissões, visitas a igrejas e animação musical pelas ruas. Descobre o que não podes perder nesta cidade aqui.

Sevilha, Espanha

Fotografia: Pixabay

Sevilha é a quarta maior cidade espanhola e a semana santa é uma das principais celebrações ao longo do ano. São quase 60, as procissões que desfilam pela cidade e onde milhares de pessoas participam.

Além das comemorações da época, a Catedral, a Praça de Espanha e os Reales Alcázares são alguns dos locais a não perder.

LÊ TAMBÉM: 5 SÍTIOS IMPERDÍVEIS EM BERLIM

Florença, Itália

Florença, um dos berços do Renascimento italiano, é considerada por muitos como uma das mais bonitas cidades do mundo. Desde a Catedral de Santa Maria del Fiore até à Ponte Vecchio, os encantos de Florença são muitos.

Fotografia: Moniko moniko, VisualHunt

No domingo de Páscoa decorre o scoppio del carro, que significa explosão da carruagem. Uma carruagem com fogo de artifício é o centro da comemoração na praça onde se localiza a Catedral.

Zagreb, Croácia

A capital da Croácia, Zagreb, é um destino cada vez mais procurado. Entre os principais pontos de interesse destacam-se a Catedral, a Praça Ban Jelačić (praça central) e a Igreja de São Marcos.

Fotografia: ScotchBroom, VisualHunt

Nesta época a cidade está decorada com ovos da Páscoa gigantes pintados à mão e os mercados também fazem parte da tradição.