Se ainda não conheces ou ainda não ouviste falar, existe uma nova rede social que tem prometido revolucionar as redes como as conhecemos. O seu nome? VERO. Se estiveres com interesse ou curiosidade, este artigo é para ti.

1. Tem tido um boost gigante, mas literalmente, gigante de popularidade

Basta seguir uma página ou outra de um artista, tatuador, ilustrador, designer, etc… tanto no Facebook ou no Instagram, para reparem que a VERO está a surgir por todo o lado. É verdade, ainda ninguém transitou totalmente para lá, mas mantendo-se este hype tem um sério potencial de se tornar numa concorrente direta de outras redes.

2. A timeline da VERO é cronológica

Desde as alterações à timeline do Instagram, e ao algoritmo que nos faz ver publicações com dias de atraso ou perdermos aquela atualização pela qual mal podíamos esperar, que o burburinho nas redes tem aumentado. Qual é a vantagem então? Aqui teremos a possibilidade de ver todos os posts cronologicamente se nada fizermos, ou criar pequenos grupos que privilegiam posts dos perfis selecionados mas que apresentam tudo o resto na sua ordem normal.

3. Tudo funciona a base de Connections

O que é que isto significa? Os nossos contactos estão divididos por loops, que na prática são grupos de Amigos Chegados, Amigos, Conhecidos e Seguidores. Como é que funciona? Bem, o que partilhamos pode ser partilhado com todos os loops ou apenas com aqueles que escolhemos. Isto resulta numa liberdade muito maior tanto de partilha como de privacidade.

4. A aplicação ainda se encontra um pouco instável, por isso a paciência é essencial

Se já tentaram publicar algo ou simplesmente fazer login e foi impossível… Juntem-se ao clube! Isto deve-se não apenas ao facto de VERO ainda se encontrar em Beta, mas também à popularidade e ao flood gigante que tem acontecido nos últimos dias, o que leva ao crash dos servidores.

5. VERO vai tornar-se numa plataforma paga à base de subscrições

Antes de desesperarem com este ponto, convém mencionar que o primeiro milhão de utilizadores vai ter a conta grátis para sempre. Para os outros, isto pode na realidade não ser algo assim tão mau. Porquê? Bem, a existência de publicidade será nula. Talvez o mais importante: vão deixar de existir aqueles perfis falsos ou o spam a que tanto estamos habituados.

Se VERO veio para ficar? Ainda é cedo para fazer afirmações tão ousadas, nomeadamente devido aos crashs que já têm afastado algumas pessoas e, a longo prazo, o sistema de subscrições pode não funcionar assim tão bem e colocar VERO como um rede social muito específica em vez de algo totalmente abrangente.

Apesar disso e enquanto o número de inscrições grátis se mantiver, não custa experimentar.