É a estação das flores, das cores e das temperaturas agradáveis (ou assim esperamos). A Primavera dá-nos o prazer de presenciar e desfrutar de locais que vão desde o campo até à cidade. Como há lugares que têm um encanto especial nesta estação, o Espalha-Factos reuniu alguns que podes visitar em Portugal.

Parque Natural de Montesinho,  Trás-os-Montes

Fonte: Miguel Vieira/Wikimedia Commons

O Parque do Montesinho, situado no nordeste transmontano, é o lugar ideal para apreciar a beleza da natureza e as paisagens de serra na época da Primavera. Considerado um dos maiores parques a nível nacional, é nele que habitam espécies como o lobo-ibérico, a corça ou o veado. A gruta neolítica, a calçada romana e a ponte medieval são alguns pontos a não perder.

 

Quinta das Lágrimas e Jardim Botânico da Universidade de  Coimbra, Coimbra

Fonte: Pedro Nuno Caetano/Flickr

O local que testemunhou o amor de Pedro e de Inês de Castro é, agora, um autêntico museu vegetal.  Nos jardins estão presentes espécies de todo o mundo, proeza que se deve do criador Miguel Osório Cabral de Castro. Amigo do diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, beneficiou e conseguiu enriquecer a variedade de plantas deste espaço. O Botânico, não muito longe da Quinta das Lágrimas, permite que se viaje pelo planeta sem sair da emblemática cidade de Coimbra.

Amendoeiras em Flor, Vila Nova de Foz Côa

Fonte: Câmara Municipal de Foz Côa

Clichê dos clichês da Primavera são as amendoeiras em flor. Os escuros montes pintam-se de rosa e branco, e animam não só o lugar de Foz Côa, mas também de Figueira de Castelo Rodrigo, Mogadouro, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo. Podes fazer esta a Rota das Amendoeiras de comboio, que tem o apoio da CP (Comboios de Portugal).

Vila de Sintra, Lisboa

Fonte: Singa Hitam/Wikimedia Commons

A vila que se tem recusado ser elevada ao estatuto de cidade é um valioso local histórico, possuindo vestígios da idade do Bronze, da época romana e da muçulmana. O Palácio Valenças, as muralhas e o famoso Palácio da Pena são alguns dos pontos onde se pode desfrutar da misticidade que ronda o local. Além disso, a Serra de Sintra foi classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural e Património da Humanidade, em dezembro de 1995.

Serra da Arrábida, Setúbal

Fonte: F nando/Wikimedia Commons

Integrada no Parque Natural da Arrábida, a Serra da Arrábida é o local ideal para caminhadas e para os apaixonados da natureza, pois é possível apreciar a sua extensa fauna e flora. Existem ainda as praias, o convento da Arrábida e as ruínas de uma antiga zona de salga de peixe romana para conhecer e contemplar.

Óbidos, Leiria

primavera

Foto: letsbonus.com

Óbidos dá que falar todo o ano, e durante a Primavera não é exceção. As cores, a história, as flores e o aspeto rústico trazem um grande número visitantes mais curiosos a esta terra do distrito de Leiria. Entrar em Óbidos é viajar no tempo: as ruas abrem caminho para o castelo, numa vila onde capelas e igrejas não faltam.