No penúltimo episódio de The Assassination of Gianni Versace, a segunda temporada de American Crime Story, mergulhamos na infância de Cunanan (Darren Criss), de modo a perceber alguns dos motivos pelos quais ele se tornou num indivíduo desviado. Creator / Destroyer estreou no canal FX no dia 14 de março. Em Portugal, a série é exibida na FOX.

Em 1980, um jovem Cunanan vive com a sua família: dois irmãos, uma mãe bastante fragilizada e um pai, que abusa fisica e verbalmente de toda a família mas parece ter um fascínio especial por Andrew. Fascínio esse que se estende até à cama, no silêncio da noite, um pormenor pelo qual eu não esperava.

O pai é um corretor de ações e conseguiu um novo emprego, providenciando à família uma vida de riqueza e a Andrew a entrada numa das melhores escolas privadas do país. Nos seus anos de adolescência, o jovem começa a ser conhecido pela sua extravagância – sendo na altura já chamado de “maricas”.

Também enquanto adolescente, Andrew já começava a ter relações secretas com homens mais velhos, o que nos leva a crer que tal pode ser fruto da sua relação de amor-ódio (e sexualmente abusiva) com o pai. Não obstante, a vida corria-lhe bem e ele era um jovem alegre e focado, como qualquer outro na época.American Crime Story

Após desviar dinheiro de clientes idosos, o seu pai começa a ser perseguido pelo FBI e decide fugir de volta para as Filipinas, a sua terra natal. Andrew decide segui-lo e exige a verdade, mas o homem cospe-lhe na cara (literalmente) e deixa efetivamente a família para trás, sem um único tostão e sem um teto onde viver.

Nestes últimos momentos, no meio da raiva e desilusão, Andrew pega numa faca e ameaça o pai, e por momentos chegamos a acreditar que iria surgir aqui a sua primeira vítima. No entanto, tal não acontece, o que torna óbvio que, apesar de Andrew ter decidido esquivar a situação e seguir com a sua vida em diante, os danos que o pai lhe infligiu ao longo dos anos nunca desapareceram e viriam a revelar-se mais tarde.

Visto que, no início do episódio, vimos também um Versace em criança, cuja mãe apoiou desde cedo os seus sonhos de seguir o mundo da moda, torna-se claro que um lar e uma família estáveis são fatores-chave para a longevidade de uma pessoa.

NOTA: 5/10