O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Créditos: The Playlist

Tomb Raider: O começo de algo novo?

Lara Croft está de volta e com um novo rosto. Alicia Vikander, atriz já vencedora de um Óscar, dá agora vida à heroína dos videojogos. Tomb Raider é a estreia da semana no Espalha-Factos.

20 anos de legado

Lara Croft é já uma personagem mítica. A arqueóloga inglesa, órfã, altamente inteligente e fisicamente capaz, é protagonista de videojogos há mais de 20 anos. Foi em 1996 que estreou Tomb Raider, um videojogo da Core Design e que trazia ao mundo Lara Croft.

O jogo, considerado um marco no género, foi também pioneiro ao escolher uma mulher como protagonista. Desde então, o franchising tem crescido a olhos vistos. Os videojogos já são quinze e a personagem chegou também ao cinema.

Alicia Vikander é a nova Lara Croft. A atriz sueca tem estado mais em voga do que nunca. Vikander celebrizou-se em 2015 ao protagonizar o filme Ex Machina e vencer o Óscar de Melhor Atriz Secundária por A Rapariga Dinamarquesa.

Tomb Raider, que estreia esta semana, reúne para já um consenso pouco animador, com o site Rotten Tomatoes reporta que apenas 43% das críticas são positivas.

Os fãs também protestaram desde cedo a escolha de Vikander como protagonista. As críticas prenderam-se essencialmente com o facto de atriz sueca não se assemelhar fisicamente à Lara Croft dos videojogos. Vikander, em visita ao The Graham Norton Show, reagiu com humor à questão.

Richard Croft (Dominic West), um milionário inglês, desaparece misteriosamente. Lara, a sua filha, recusa-se a aceitar a morte do pai. Sete anos depois, já maior de idade e assumindo o império da família, Lara decide rumar a uma ilha japonesa onde o pai foi visto pela última vez.

A acompanhar Alicia Vikander está um elenco de qualidade que inclui, por exemplo, Kristin Scott Thomas. O intenso treino físico que Vikander fez para encarnar Lara Croft foi também notícia, com Walton Goggins (Django Libertado, Os Oito Odiados) a confessar a Conan O’Brien ter ficado intimidado com a atriz.

Angelina Jolie popularizou o papel em 2001, na primeira aventura da personagem no cinema. Embora Lara Croft: Tomb Raider e a sua sequela de 2003 tenham sido mal recebidas, Jolie foi aplaudida pelo papel.

Agora é Alicia Vikander quem terá de continuar o legado de uma personagem tão marcante quanto Lara Croft. A partir de amanhã, o público poderá saber quão bem sucedida a atriz foi.