A remoção do letreiro da marca Portugal Telecom (PT) no edifício sede da empresa em Picoas durante a passada segunda-feira assinalou o desaparecimento da marca. Este ato simbólico reforçou a mudança do nome do grupo empresarial para Altice Portugal anunciado esta terça feira.

 

A alteração foi divulgada por Alexandre Fonseca numa conferência de imprensa que decorreu no Altice Arena. O novo nome surge no contexto da criação de uma marca única nos países onde a Altice está presente. O CEO da Altice Portugal declarou que o grupo empresarial inicia assim a última fase de reorganização.

Não obstante, a empresa irá manter as designações MEO, Moche, PT Empresas, Sapo e UZO. Este anúncio contraria assim informações anteriormente divulgadas pelo predecessor de Alexandre Fonseca que determinavam o desaparecimento da MEO e PT até ao segundo trimestre de 2018.

A decisão deriva de um estudo de mercado que revelou a força destes nomes junto dos consumidores. “Temos aqui um conjunto de marcas que são reconhecidas, históricas”, afirmou o CEO, “Serão marcas comerciais, dos nossos produtos e serviços.

A PT foi comprada pela Altice em 2015. Até agora, a alteração mais notória para o público tinha sido a alteração do nome do MEO Arena (antigo Pavilhão Atlântico) para Altice Arena.

O que muda agora?

Durante a conferência, o CEO anunciou que será posta em marcha uma campanha de afirmação da marca. A clarificação do posicionamento de marca seguirá um plano de atividades objetivo e bem definido, que terá momentos próprios no decorrer do ano e acompanhará um conjunto de iniciativas, avançou a Altice Portugal em declarações ao Eco.

Para além do edifício sede, também outras infraestruturas emblemáticas vão receber uma nova imagem. Aqui o destaque vai para a torre de comunicações em Monsanto, responsável pela difusão do sinal televisivo da operadora MEO.

Torre de comunicações de Monsanto ainda com o logotipo da PT.

A conferência desta terça-feira serviu também para lançar um novo produto, uma box 4K wifi. Passa assim a ser possível deslocar a box dentro de casa, uma vez que a ligação ao router é feita sem recurso a cabos.

Esta nova tecnologia vem acompanhada de um novo interface televisivo. Uma década depois do lançamento do interface atual, os utilizadores da MEO irão passar a usufruir de um sistema que, segundo o administrador João Epifânia, está “totalmente focado nos conteúdos, com uma navegação mais simples, intuitiva e organização em linha com a expectativa dos clientes

Para promover estas novidades, a marca vai lançar uma campanha sob o slogan “Humaniza-te”. Os novos anúncios da marca contarão com a habitual presença de Cristiano Ronaldo, mas também com uma nova embaixadora. A empresa “contratou” a robô Sophia para contracenar com CR7.  O robô mais expressivo do mundo” foi apresentado pela primeira vez em Portugal durante o Web Summit 2017.

Para além destas mudanças, a Altice tinha já anunciado que iria acabar com a MEO Music.

Robô Sophia durante Web Summit 2017.

A multinacional Altice

A Altice é um grupo multinacional fundado em 2001 por Patrick Drahi, um empresário com as nacionalidades portuguesa, francesa e israelita. Sediada nos Países Baixos, é, segundo o site oficial,  uma empresa de “telecomunicações, conteúdos, media, entretenimento e publicidade”.

A multinacional está presente em França, Estados Unidos, Israel e Republica Dominicana.

A Altice entrou em Portugal em 2015 com a compra da PT. Na altura, a empresa portuguesa encontrava-se em crise após uma fusão mal sucedida com a brasileira Oi e na sequência do escândalo financeiro do BES.

Em 2017, iniciou o processo para se tornar a acionista maioritária da Media Capital (detentora da TVI). A compra de 94,69% das ações tem sido bastante contestada, nomeadamente pelos canais televisivos competidores. O processo está atualmente a ser analisado pela Autoridade da Concorrência.

Ler também: O que muda com a Altice na Media Capital?