A organização da 15.ª edição do concurso internacional de dança Dançarte anunciou finalmente os nomes dos jurados que vão estar presentes a avaliar as escolas e bailarinos no Teatro das Figuras de Faro, entre 4 e 7 de abril.

Em janeiro, a fase de pré-seleção dos solistas ficou a cabo da ex-Bailarina Principal e Mestre da Companhia Nacional de Bailado (CNB), Barbora Hruskova. Foi a jurada que deu início à primeira fase do concurso, selecionando 76 das centenas de candidaturas de bailarinos que quiseram concorrer.

Na primeira semana de abril, a competição internacional contará no júri com a presença da italiana Claudia Zaccari, ex-bailarina principal da Ópera de Roma e representante da marca SoDança; do português Fernando Duarte, ex-bailarino principal da CNB e professor de dança; do austríaco Gregor Hatala, ex-bailarino principal de Vienna State Opera Ballet e presidente do Austrian Dance Council; e do luso-brasileiro Gustavo Oliveira, ex-bailarino, professor e coreógrafo da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.

dançarte

Foto: página oficial do Dançarte no Facebook

Uma missão importante

Este evento anual dirige-se a todos os jovens bailarinos, entre os 8 e os 25 anos, inscritos em qualquer escola de dança sediada em território português ou no estrangeiro, abrangendo estilos de dança tão variados como a clássica, a contemporânea, a dança de caráter, hip hop, jazz ou sapateado.

Além disso, o Dançarte acolhe ainda uma competição dedicada exclusivamente a coreógrafos contemporâneos, valorizando a nova criação artística nacional e internacional.

O evento representa, assim, a missão da organização de promover o desenvolvimento cultural, a educação artística, a formação na área das artes do espetáculo, a cooperação e intercâmbio cultural e artístico.

A primeira edição do concurso ocorreu em 2004, tendo desde então ganho notoriedade nacional e internacional, com um número cada vez maior de jovens bailarinos e escolas participantes.

Só no ano passado, foram mais de 1200 os que quiseram participar na competição. Em abril, à semelhança do que sucedeu em 2017, será possível acompanhar todos os dias de concurso através do YouTube oficial do Dançarte. Vê agora a promo.

LÊ TAMBÉM: ANTÓNIO CASALINHO: UMA PROMESSA NO MUNDO DA DANÇA