dançarte
Foto: Marco Santos Photography/divulgação

Concurso internacional Dançarte anuncia júri

A organização da 15.ª edição do concurso internacional de dança Dançarte anunciou finalmente os nomes dos jurados que vão estar presentes a avaliar as escolas e bailarinos no Teatro das Figuras de Faro, entre 4 e 7 de abril.

Em janeiro, a fase de pré-seleção dos solistas ficou a cabo da ex-Bailarina Principal e Mestre da Companhia Nacional de Bailado (CNB), Barbora Hruskova. Foi a jurada que deu início à primeira fase do concurso, selecionando 76 das centenas de candidaturas de bailarinos que quiseram concorrer.

Na primeira semana de abril, a competição internacional contará no júri com a presença da italiana Claudia Zaccari, ex-bailarina principal da Ópera de Roma e representante da marca SoDança; do português Fernando Duarte, ex-bailarino principal da CNB e professor de dança; do austríaco Gregor Hatala, ex-bailarino principal de Vienna State Opera Ballet e presidente do Austrian Dance Council; e do luso-brasileiro Gustavo Oliveira, ex-bailarino, professor e coreógrafo da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.

dançarte
Foto: página oficial do Dançarte no Facebook

Uma missão importante

Este evento anual dirige-se a todos os jovens bailarinos, entre os 8 e os 25 anos, inscritos em qualquer escola de dança sediada em território português ou no estrangeiro, abrangendo estilos de dança tão variados como a clássica, a contemporânea, a dança de caráter, hip hop, jazz ou sapateado.

Além disso, o Dançarte acolhe ainda uma competição dedicada exclusivamente a coreógrafos contemporâneos, valorizando a nova criação artística nacional e internacional.

O evento representa, assim, a missão da organização de promover o desenvolvimento cultural, a educação artística, a formação na área das artes do espetáculo, a cooperação e intercâmbio cultural e artístico.

A primeira edição do concurso ocorreu em 2004, tendo desde então ganho notoriedade nacional e internacional, com um número cada vez maior de jovens bailarinos e escolas participantes.

Só no ano passado, foram mais de 1200 os que quiseram participar na competição. Em abril, à semelhança do que sucedeu em 2017, será possível acompanhar todos os dias de concurso através do YouTube oficial do Dançarte. Vê agora a promo.

LÊ TAMBÉM: ANTÓNIO CASALINHO: UMA PROMESSA NO MUNDO DA DANÇA

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cristina Ferreira
SIC acusa Cristina Ferreira de recusar vários formatos no canal