Juntos pela primeira vez, em mais de 20 anos, José Pedro Gomes e José Raposo vão fazer do Teatro Villaret a sua casa a partir da próxima quinta-feira, dia 15 de março.

ÑAQUE, um texto do dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra, é agora reinventado pelos dois atores, levando o teatro a juntar-se a uma causa solidária e a apoiar a RE-FOOD com a apresentação de um ensaio solidário antes da sua estreia.

Força de Produção junta dois dos nomes mais importantes do teatro nacional. José Pedro Gomes e José Raposo vão estar no  Teatro Villaret para apresentar ÑAQUE, um texto estreado em 1980, no Festival de Teatro de Sitges onde recebeu o prémio Artur Carbonell.

 

“Onde estamos?

Num teatro…

A sério?

… ou algo parecido.

Outra vez?

Outra vez.

Isto é o palco?

Sim.

E aquilo é o público?

Sim.

Parece-te estranho?

Diferente.”

Assim começa a conversa que levará o público a viajar pelas palavras do dramaturgo espanhol.

Escrito no primeiro ano da década de 80 por Sinisterra e tendo como  inspiração a Nãque, – uma companhia teatral itinerante do século XVII, composta somente por dois actores – o texto ganha novas vozes e cores em 2018, mostrando-se tão intemporal como na altura em que foi levado a cena pela primeira vez.

Segundo a produção, a história apresenta-nos “dois actores errantes, miseráveis, mas com uma esperança inimaginável na sua existência de criadores de sonhos por palavras”.

“Acompanhamo-los ao longo da sua jornada, sorrimos com eles, choramos com eles, temos fome com eles, maravilhamo-nos com eles, impacientamo-nos com eles… e no final, percebemos, somos todos iguais. Somos seres humanos. Como eles…”.

Atualmente, adaptada por Maria João Rocha Afonso e dirigida por Marco Medeiros, com estreia marcada para o dia 15 de março, a peça irá decorrer de quinta a sábado, a partir das 21h30, e domingo, a partir das 16h30. Os bilhetes, no valor de 16 euros, estão disponíveis nos locais de venda habituais, como a bilheteira do teatro e a Ticketline.

Teatro Solidário

Antes da estreia, o Villaret vai abrir as suas portas esta terça-feira (dia 13), às 21h30, para apoiar a RE-FOOD, uma instituição que tem como missão eliminar o desperdício alimentar e, por conseguinte, a fome, envolvendo toda a comunidade numa causa comum, em regime de voluntariado.

Vais poder então apreciar a segunda arte, ao mesmo tempo que te juntas a esta causa. Ao comprares o bilhete pelo valor de 10 euros, vais poder assistir ao mais recente trabalho de José Pedro Gomes e José Raposo, enquanto que a totalidade das receitas revertem a favor dessa mesma organização.

Ñaque

Foto: divulgação

LÊ TAMBÉM: BANDA SONORA: A FRAGILIDADE HUMANA EXPOSTA NO PALCO DO TEATRO S. LUIZ