Leiria vai receber, entre 21 e 25 de março, a Feira do Livro e da Leitura, no Mercado Sant’Ana, uma organização do Município de Leiria e da Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós (ACILIS), em parceria com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares.

A Feira do Livro e da Leitura irá juntar-se à Semana da Leitura que contará com a presença de autores como António Mota, José Fanha, Carmen Zita Ferreira, Rui Matos, Ana Cristina Luz, Patrícia Ribeiro, Patrícia Martins, Paulo Costa, Rita Mendes, Daniel Completo, Carlos Silva e Tânia Bailão.

A Feira do Livro e da Leitura divulga os grandes clássicos da literatura ou as mais recentes novidades do mundo das letras para os diferentes leitores, proporciona a aquisição de edições mais antigas e livros a preços especiais, promove e incentiva o gosto pela leitura.

Paralelamente, esta iniciativa, que se realiza anualmente, tem procurado apresentar uma programação cultural paralela com sessões de apresentação de livros com a presença de vários autores, tertúlias, gastronomia, gala de poesia e muita animação infantil, entre outras iniciativas.

Na edição deste ano, a Feira do Livro e da Leitura surge aliada às artes, uma novidade divulgada, na última sexta-feira (9), por Anabela Graça, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Leiria, que explicou que o propósito é «valorizar a arte nas suas diferentes dimensões.»

Neste sentido, está prevista a realização de uma mostra de trabalhos de mais de duas dezenas de artistas de Leiria na Galeria Manuel Artur dos Santos, que podem ser vistas até ao dia 2 de maio.

As peças artísticas têm como ponto de partida o livro e contam com a participação de Abílio Febra, Adália Alberto, António Palmeira, Carlos e Ana, Clotilde Fava, David Fonseca, Filipe Curado, Francisco Pedro, Gil Lemos, Graciete Ramos, Hirondino Pedro, Irene Gomes, João Ferreira, Joaquim Dâmaso, Jorge Francisco, José Luís Jorge, JP, Luís Lobo, Maria João Franco, Mariana Flores, Mário Lopes, Ricardo Graça, Sandrine Vieira, Sílvia Patrício, Tânia Bailão, Tiago Baptista e Varatojo.

A autarca salientou, ainda, que «esta feira é para nós uma grande festa do livro e da leitura, envolvendo especialmente o público mais jovem», procurando promover a literatura, uma das ferramentas mais importantes do sucesso escolar e do envolvimento das famílias e comunidades.

 

Foto: divulgação

Podes consultar o programa completo da Feira do Livro e da Leitura no site da CM Leiria.

Lê também: MARÇO É O MÊS DOS POETAS: #5 JOSÉ DE ALMADA NEGREIROS