Alexander Search, projeto paralelo de Salvador Sobral, está de volta aos palcos nacionais. Inspirado pelo heterónimo de Fernando Pessoa, o grupo confirma, por enquanto, quatro datas, sendo que o primeiro espetáculo acontece em maio próximo.

Depois do concerto no Super Bock Super Rock do ano passado, os Alexander Search revelaram, na sua página oficial de Facebook, quatro espetáculos já agendados. O primeiro acontece no dia 18 de maio, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

No mês seguinte, o projeto paralelo de Salvador Sobral e Júlio Resende tem dois concertos marcados. Dia 3 de junho, os Alexander Search rumam a Ílhavo, onde sobem ao palco da Casa da Cultura. No dia 16, o grupo atua no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco. Em julho, a banda dá um concerto na Casa da Música, no Porto, no dia 14.

Tudo começou com um livro de Fernando Pessoa

Um livro da poesia inglesa de Fernando Pessoa. Foi este o ponto de partida para que Júlio Resende criasse uma banda rock. Os Alexander Search, que tem Salvador Sobral como vocalista, assumem o papel de personagens criados pelo poeta português. O alinhamento do grupo é completado pelo músico eletrónico André Nascimento, o baterista Joel Silva e o guitarrista Daniel Neto.

Em palco, os músicos encarnam os vários heterónimos ingleses do poeta: Augustus Search (composição, direção musical, piano e teclados), Benjamin Cymbra (voz), Marvel K. (guitarra), Sgt. William Byng (eletrónica) e Mr. Tagus (bateria) formam os cinco elementos que compõem o quinteto Alexander Search.

O projeto lançou, no ano passado, o seu disco de estreia. A banda apenas deu dois concertos ao vivo. O primeiro aconteceu na Casa Fernando Pessoa, inserida no encerramento do ciclo Dias do Desassossego, em 2016, e o segundo no Super Bock Super Rock, no ano seguinte.

Na semana passada, Salvador Sobral também confirmou o regresso aos palcos.