Estreia esta terça-feira, dia 13 de março, a série 1986, a nova produção original da RTP. A série foi criada por Nuno Markl e vai retratar as vivências da sociedade portuguesa, aquando da segunda volta das Eleições Presidenciais, entre Mário Soares e Freitas do Amaral.

O objetivo principal passou, por um lado, tentar reviver a tensão social que se viveu durante a disputa destas eleições e, por outro, recriar e homenagear a cultura típica dos anos 80 portugueses. Tendo isto em conta, Nuno Markl reforça que a série “não pende para nenhum lado político, é sobre pessoas e sobre o facto de toda a gente ter heróis e vilões dentro de si.”.

Rebobinar a cassete

Um dos principais trunfos desta série baseia-se na sua premissa de reviver uma das décadas mais embelezadas pela história. O sucesso de obras como Stranger Things servem de bons presságios para 1986.

Com o objetivo de fazer os espectadores voltar ao passado, a produção da série tentou reproduzir com a máxima fidelidade as vivências da época. Os cenários, os adereços, o guarda-roupa, entre outros, foram alguns dos elementos chave para trazer o ano de 1986 até 2018.

Para além disso, João Só foi convidado para ser o compositor da música original, com base no estilo da época. Como se isto não bastasse, foram convidados músicos conceituados como Ana Bacalhau, Miguel Araújo, Samuel Úria ou David Fonseca, para dar vida às canções.

Todo este trabalho sonoro culminará num concerto solidário no dia 17 de maio, na Altice Arena, onde a banda sonora e os sucessos da época serão interpretados pelos artistas. O dinheiro ganho com a venda dos bilhetes reverterá para a Associação Novo Futuro.

Lê também: ANA BACALHAU REGRESSA AOS ANOS 80 PARA A BANDA SONORA DE ‘1986’

Quem são os protagonistas?

Apesar da série olhar para o ano de 1986, o talento jovem tem uma grande importância. A história principal fala de Tiago, um rapaz de 17 anos, com um pai comunista, que se apaixona por Marta, uma colega da escola que tem um pai a favor do CDS. A tensão social da época vai provar ser um desafio para o relacionamento que Tiago quer alcançar.

É expectável que haja um contraste entre o grupo das crianças e o grupo dos adultos e que, usando esta dicotomia, a série explore um pouco a forma de viver de cada geração, durante aquele período de tempo.

Fica a conhecer melhor algumas das principais personagens de 1986:

TIAGO [Miguel Moura e Silva] 

Tiago, o protagonista da série, é um jovem de 17 anos, meio “nerd”, aspeto frágil, “caixa-de-óculos”, bom aluno, sonhador e sensível. O seu grupo de amigos é constituído por Sérgio e Patrícia, sendo Sérgio o seu melhor amigo. Os três formam um grupo à parte na escola, não sendo muito bem vistos pelos grupos dominantes na escola. Os três partilham um humor muito próprio e corrosivo.

1986

RTP

MARTA [Laura Dutra]

Marta é uma miúda bonita, inteligente, com 17 anos, e anda noutra turma da mesma escola de Tiago. Aparentemente é uma miúda “betinha”, mas Marta é muito mais do que isso: interessa-se por muitos temas pouco comuns a jovens da sua idade, como por exemplo a astronomia.

1986

RTP

SÉRGIO [Miguel Partidário]

Sérgio, um jovem com 17 anos, aspeto metaleiro, é o melhor amigo de Tiago e seu colega de turma. “Nerd” como Tiago, adora videojogos, os Iron Maiden e acima de tudo está determinado a perder a virgindade. É também grande amigo de Patrícia, mas nunca a vê como candidata a esse seu grande objetivo.

1986

RTP

PATRÍCIA [Eva Fisahn]

Patrícia é uma jovem de 17 anos, gótica e com o discurso de trevas a condizer. Juntamente com Sérgio e Tiago formam um núcleo de amigos muito especial. É colega de turma dos dois. Secretamente, Patrícia está apaixonada por Sérgio, mas tudo faz para que isso não se perceba, o que consegue perfeitamente.

1986

RTP

GONÇALO [Henrique Gil]

Gonçalo, 18 anos, é o típico betinho bully da escola e colega de turma de Tiago, Sérgio e Patrícia. Com bom aspeto, mas um pouco limitado intelectualmente, faz a vida negra a todos os grupos alternativos da escola.

1986

RTP

EDUARDO [Adriano Carvalho]

Eduardo tem cerca de 45 anos e é o pai de Tiago. Intelectual de esquerda, crítico de cinema e membro do Partido Comunista Português. Eduardo só fala de duas coisas: cinema e política. Vive com Tiago, os dois sozinhos num apartamento, depois da morte da sua mulher Teresa, mãe de Tiago.

1986

RTP

FERNANDO [Gustavo Vargas]

Fernando, um homem algo rude, tem cerca de 45 anos e é o pai de Marta. Dono do videoclube “VideoMagic”, obriga a filha a ir trabalhar para lá em part-time. Teve de regressar a Portugal, vindo das ex-colónias, depois do 25 de Abril, facto que não perdoa a Mário Soares. Apoiante e militante na campanha de Freitas do Amaral, espera que a vitória de Freitas volte a trazer alguma “ordem” e “disciplina” ao povo português.

1986

RTP

Como voltar ao passado?

A série começa a sua transmissão esta terça-feira, na RTP 1, pelas 22 horas. Ao todo serão 13 episódios, com um a ser transmitido no canal principal da estação pública a cada semana.

No entanto, uma decisão curiosa foi tomada em relação à distribuição de 1986: Os 13 episódios vão ser todos disponibilizados na RTP Play, a partir da estreia do primeiro capítulo na televisão. Ou seja, quem quiser pode fazer binge watch da série, ao estilo da Netflix.

Esta é mais uma aposta da RTP numa série que revive o passado. O exemplo mais bem-sucedido deste modelo é Conta-me Como Foi, que retratou a vida de uma família durante o Estado Novo.

É esperar para ver o sucesso crítico e comercial de uma série que promete bastante. Se ainda estiveres indeciso, ou quiseres perceber melhor como será esta viagem ao passado, fica com o trailer oficial de 1986.