Denis Villeneuve está, neste momento, a desenvolver uma nova adaptação cinematográfica de Duna. Mas, de modo a que a adaptação seja fiel à obra original, Villeneuve está a planear dividir o seu projeto em, pelo menos, duas partes.

Duna foi escrito por Frank Herbert e publicado em 1965, tendo após isso tornado-se num dos livros de ficção científica mais populares de sempre. No entanto, também é uma obra muito densa que dificilmente poderia ser adaptada num único filme. A obra já foi adaptada anteriormente: primeiro para o cinema, em 1984, por David Lynch; depois para a televisão, em 2000, por John Harrison. A versão de Lynch foi um fracasso crítico e financeiro. Já a adaptação de Harrison foi popular, principalmente entre fãs da saga, mas os seus fracos efeitos especiais demonstraram que uma história desta escala precisava de um orçamento muito maior do que aquele que a televisão podia proporcionar.

Segundo Villeneuve, esta sua adaptação vai precisar de pelo menos dois anos de desenvolvimento. Ainda não se sabe quantos filmes fará, mas ele espera que sejam, no mínimo, dois:

“Duna provavelmente vai demorar dois anos. O objetivo é o de fazer dois filmes, talvez mais.”

Considerando que Duna foi seguido de cinco sequelas da autoria de Frank Herbert, há o potencial de um plano para a adaptação destes outros livros por parte de Villeneuve.

O argumento para o projeto será escrito por Eric Roth. No entanto, ainda não foi anunciada qualquer data de lançamento.