Valter Hugo Mãe, um dos autores portugueses mais destacados da atualidade, invade a Livraria Lello durante todo o mês de março.

Eleito o primeiro autor do mês pela livraria, num programa que contará com vários eventos e autores a cada mês, Valter Hugo Mãe habitará a Lello em dose tripla, prometendo um março repleto de eventos relacionados com a promoção da sua obra, conversas com os leitores e a exposição de desenhos criados, propositadamente, para o efeito.

Um autor passará, a partir deste mês, a habitar a Livraria Lello em cada mês e a interpelar os leitores através de palavras e imagens, sejam escritas ou desenhadas, sejam ditas de viva voz ou ilustradas em carne e osso.

Valter Hugo Mãe, autor da obra O remorso de Baltazar Serapião, o qual lhe valeu o Prémio Literário José Saramago, é o primeiro autor a pisar a livraria com a sua criatividade já esta quarta-feira, dia 7 de março.

Uma galeria de autores

Para entrar com o pé direito, Agradecer aos Pássaros é a exposição a ser inaugurada já dia 7, pelas 18h, na Livraria Lello. Nesta exposição, segundo conta a Livraria em comunicado, o autor, com a ajuda do artista plástico Francisco Laranjo, guiar-nos-á pelo conjunto de 14 desenhos de linhas simples, traçadas a preto, em tinta da china, criados por Valter Hugo Mãe para inaugurar o conceito da Lello como Livraria de Autor.

Numa iniciativa intitulada O Dobro de Um Desenho – Artistas em Colaboração com Valter Hugo Mãe (a ocorrer dia 15 de março, às 21h), 14 artistas plásticos – incluindo António Gonçalves, Francisco Laranjo, Isabel Lhano, Isabel Mourão Alves, Joana Rêgo e Rui Anahory – são convidados a intervir sobre os 14 desenhos originais de Valter Hugo Mãe e o resultado ficará exposto na Livraria Lello até ao final do mês.

Um dos desenhos de Valter Hugo Mãe, em conjunto com um dos artistas convidados, será oferecido pelo autor à livraria. Este será o primeiro contributo para a criação de uma Galeria de Autores da Livraria Lello, constituída por objetos pessoais deste e dos próximos autores do mês.

Quase no encerramento do Mês Valter Hugo Mãe na Livraria Lello (a 24 de março), o artista estará à conversa com o público e irá autografar os seus livros, que tão acarinhados são. Não obstante, Valter Hugo Mãe irá ainda entregar um desenho da sua autoria, dedicando-o a um dos leitores que tenha, durante este mês, adquirido um dos seus livros na Lello.

Valter Hugo Mãe

Valter Hugo Mãe, autor de ‘O Paraíso são os Outros’, é o Autor do Mês da Livraria Lello

Preparativos para o Dia da Mulher

No dia 8 de março, a livrariairá também irá celebrar o Dia Internacional da Mulher, dando a palavra às leitoras (com inscrição prévia na página de Facebook da Lello), de forma a que as mulheres declamem os seus poemas e excertos favoritos de Valter Hugo Mãe. Iniciativas idênticas decorrerão nas quintas-feiras seguintes (15 e 22 de março, sempre pelas 18h) mas, desta vez abertas tanto a leitores como a leitoras.

Crianças e um Conto de Magia

“Nenhum leitor será alguma vez mais precioso do que a criança que lê”, refere a Lello em comunicado ao Espalha-Factos. Desta forma, a livraria centenária criou o Conto de Magia (actividade a acontecer nos dias 11 e 25, pelas 11h30), um momento destinado à literatura e leitura infantojuvenil, apoiado pela Fundação Millennium BCP. Este programa é dedicado à nova edição da obra O Paraíso São os Outros e contará com a presença do autor.

Sem embargo, Valter Hugo Mãe, além de primeiro Autor do Mês na livraria, será também o primeiro escritor a ocupar o espaço que fora restaurado recentemente. O artista será o primeiro a pisar a cave da Lello, a qual foi “resgatada”, pela primeira vez, para usufruto do público. As remodelações na livraria que inspirou Hogwarts equivalem a um investimento superior a 2 milhões de euros, conta a mesma em comunicado.

LÊ TAMBÉM: MARÇO É O MÊS DOS POETAS: #2 ANA HATHERLY