O jornalista e escritor Gabriel García Márquez celebraria esta terça-feira 91 anos. O Google dedica o doodle do dia de hoje a um dos mais conceituados do século XX.

Gabriel García Márquez

Foto: Google

Como homenagem ao escritor colombiano, o Google dedica hoje um doodle colorido ao 91.º aniversário de García Márquez. Neste vê-se o autor representado, juntamente com a mágica cidade de Macondo, que ganha vida no clássico Cem Anos de Solidão.

Esta ilustração foi feita por Matthew Cruickshank.

O aniversariante

Gabriel José García Márquez nasceu em Aracataca, na Colômbia, no dia 6 de março de 1927.

Escritor, jornalista, editor, ativista e político, foi considerado um dos autores mais importantes do século passado, um dos escritores mais admirados e um dos mais traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos, em 36 idiomas.

Estudou Direito e Ciências Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, mas abandonou os estudos e dedicou-se ao jornalismo em 1948, no jornal El Universal. Trabalhou ainda como repórter para o jornal El Heraldo e passou pelo El Espectador. Trabalhou como correspondente na Europa, em Nova Iorque e por último no México.

Em 1972, recebeu o Prémio Internacional Neustadt de Literatura e em 1982 o Nobel de Literatura, pelo conjunto de sua obra.

A obra Cem Anos de Solidão, que se tornou no seu maior sucesso, foi inspirada na casa e na cidade onde o escritor cresceu com os avós.

Gabriel García Márquez, nos seus livros, transporta o leitor para um mundo de realismo mágico onde cada um mergulha na solidão ou é lentamente consumido pela paixão. Por esta razão, ficou conhecido como maior representante do conceito literário intitulado realismo mágico, na literatura latino-americana.

Foi também ativista político, pelo que permitiu a publicação de obras não-ficcionais que retratam os tempos em que viveu — Notícia de um Sequestro está entre os mais conhecidos.

Faleceu na Cidade do México, na sua casa, no dia 17 de abril de 2014, com 87 anos.

LÊ TAMBÉM: MARÇO É O MÊS DOS POETAS: #1 NUNO JÚDICE