Foto: Arthur Pontes| Visualhunt

Poesia chega ao Metro de Lisboa na Semana da Leitura

A Semana da Leitura arrancou hoje no metropolitano de Lisboa.

De dia 5 a 9 de março, no âmbito da iniciativa “Descubra o leitor que há em si”, o metro junta-se ao Plano Nacional de Leitura para oferecer aos passageiros diversas ações que fomentam o prazer da leitura.

O evento iniciou-se hoje, dia 5 de março, na viagem do Senhor Roubado até ao Marquês do Pombal, com a leitura encenada pelos atores do Teatro Umbigo, que se escutou pelos sistemas sonoros do metro.

A iniciativa prolongar-se-á até dia 9 de março, contando-se com declamações de poemas, excertos literários e outros textos breves, por parte de atores.

Foto: Divulgação Semana da Leitura

Mas a leitura não se fica só pelo metro. Dia 6 de março, a iniciativa chega aos agrupamentos de Escolas Senhora da Hora (Matosinhos) e de Escolas de Montemor-o-Novo.

Já em Lisboa, em concreto no Jardim Botânico da Ajuda, no dia 7 de março, o coletivo Urban Sketchers apresenta histórias em diálogo, enquanto que ao longo de toda a semana, estão disponíveis exemplares para empréstimo.

Dia 8 de março, pelas 14h30, no Observatório Astronómico de Lisboa, as leituras conduzem-nos até à ciência, com o investigador Rui Agostinho, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Por fim, dia 9 de março, no final da semana de leitura, em Nelas, distrito de Viseu, decorrem as jornadas “Ler o Mundo no século XXI: Impressões e desafios”, integradas na “ELOS – Festa Literária de Nelas”.

Sobre a Semana da Leitura

Com o repto do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, esta semana tem como objetivo fomentar o acto natural da leitura e de ser leitor.

A colaboração com o metropolitano de Lisboa, segundo o presidente Vitor Domingues dos Santos, integra-se na estratégia de responsabilidade da empresa. Num meio de transporte, que mobiliza cerca de meio milhão de passageiros por dia, as potencialidades de divulgação são amplas ao mesmo tempo que acrescentam à vida diária de muitos dos lisboetas, um twist literário.

 LÊ TAMBÉM: Março é o mês da feira do livro de poesia em Campo de Ourique

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Immigration Nation
‘Immigration Nation’ mostra duro mundo das políticas de imigração nos EUA