Cláudia Pascoal consagrou-se este domingo (4) a representante de Portugal no Eurovision Song Contest, após ter vencido a final do Festival da Canção 2018, que decorreu em Guimarães.

Questionada pelo Espalha-Factos sobre a oportunidade de gravar um álbum próprio, Cláudia afirma que esse é um sonho antigo e que, “mesmo antes do festival já estava a contar lançar um EP”. “Claro que espero que isto me abra portas”, afirma a cantora, que aproveitou a ocasião para deixar no ar, a possibilidade de esse disco ter a participação de Isaura.

Foi com a canção O Jardim, composta por Isaura, que Cláudia Pascoal se consagrou campeã do Festival da Canção. A luta foi renhida entre a canção vencedora e o tema Para Sorrir Não Preciso de Nada, interpretado por Catarina Miranda e com composição de Júlio Resende. A votação do público deu a O Jardim a oportunidade de rumar até à Eurovisão, algo que para a compositora da canção, Isaura “dá uma sensação de confiança”.

Dos Ídolos para a Eurovisão

Os grandes palcos não são estranhos para Cláudia Pascoal. Foi acompanhada pelo seu cavaquinho que a intérprete do O Jardim participou na edição de 2015 do programa Ídolos na SIC. A jovem cantora, que também tentou a sua sorte no programa Curto Circuito da SIC Radical e no The Voice da RTP1, terá a responsabilidade de representar Portugal na Eurovisão.

Ainda pouco habituada à pressão das entrevistas, Cláudia Pascoal revelou no final da gala do Festival da Canção que “vai ser ótimo poder jogar em casa”. A canção de Isaura subirá ao palco da Eurovisão no dia 12 de maio, em Lisboa. O Festival Eurovisão da Canção acontece pela primeira vez em Portugal, que como país anfitrião, terá passagem direta à final. Esta é a primeira vez que a maior competição de música de Europa acontece no nosso país.

Tanto para a cantora, como para a compositora da canção vencedora, representar Portugal na Eurovisão em Lisboa tem uma responsabilidade acrescida, no entanto afirmam que “vão dar luta” para conseguir uma boa classificação. “Aquilo que o Salvador e a Luísa conquistaram é um feito histórico. Não é fácil de repetir, mas vamos dar o nosso melhor”, afirma Isaura.

Tal como aconteceu com a canção Amar Pelos Dois de Salvador Sobral, o site WiwiBloggs, um dos mais influentes no que diz respeito à Eurovisão, tinha apontado a canção O Jardim como a principal candidata à vitória do Festival RTP da Canção.