A canção ‘Quero ser tua‘ serviu de inspiração ao tema que abriu este sábado o Uuden Musiikin Kilpailu (UMK). O concurso que selecionou o tema que representará a Finlândia no Festival da Eurovisão teve início com uma homenagem a Portugal, interpretada pela cantora finlandesa Krista Siegfrids.

O hino de abertura do festival é inspirado em canções que marcam a história da Finlândia, mas também em sons latinos, nomeadamente o refrão da música que Emanuel compôs para o Festival da Canção de 2014.

Para além de ter sido homenageada em palco, Suzy participou no UMK como membro do júri internacional que ajudou a escolher o tema que representará o país na Eurovisão deste ano. Quatro anos depois de ter participado no Eurofestival, a cantora portuguesa continua a ser uma presença habitual eventos relacionados com o concurso europeu.

Lê também: E antes de Salvador? A música dos anos negros do Festival da Canção

No ano em que representou Portugal, Suzy ficou em 11.º lugar na primeira semifinal. A cantora ficou apenas a um ponto de conseguir a passagem à final do concurso. A edição de 2014 do Festival da Eurovisão acabaria por ser ganha pela austríaca Conchita Wurst.

“Monsters” em Lisboa

Este ano, a estação pública finlandesa optou por selecionar internamente Saara Aalto como representante do país no Festival Eurovisão da Canção. O júri internacional e o público elegeram depois a música que irá representar a Finlândia na Altice Arena, com a escolha a recair sobre o tema ‘Monsters’.

A Finlândia participa no Eurofestival desde 1961, tendo ganho o concurso apenas em  2006, ano em que os Lordi conquistaram a Europa com o tema “Hard Rock Hallellujah”. No ano passado, o tema ‘Blackbird’, de Norma John, ficou em 12.º lugar na primeira semifinal. Desde 2014 que a Finlândia não consegue apurar-se para a final do concurso.

Este ano, a Finlândia apresentará o seu tema na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza a 8 de maio em Lisboa.