Se estás prestes a fazer 18 anos, a Comissão Europeia já tem a tua prenda de aniversário pensada. Um Interrail pela Europa, gratuito.

O anúncio foi feito a 1 de março, pelo comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics. A Comissão Europeia quer avançar com o programa e permitir que embarques numa aventura, sem qualquer custo.

A proposta foi apresentada em outubro de 2016 por Manfred Weber, presidente do grupo parlamentar dos democratas europeus. O deputado alemão propôs um Interrail gratuito aos cidadãos nascidos ou legalmente residentes no território da UE assim que fizessem 18 anos. É para todos os jovens, independentemente do estatuto social, da educação ou nacionalidade.

A iniciativa já tinha sido aprovada pelo Parlamento Europeu em dezembro de 2017, mas só na passada quarta-feira é que a Comissão decidiu avançar com a medida. Para a ideia poder ser concretizada, será feito um investimento de 12 milhões de euros.  Os jovens poderão realizar viagens ilimitadas em praticamente todas as redes ferroviárias da Europa.

“O comboio será o principal modo de transporte, mas é possível que sejam encontradas alternativas, se necessárias, tendo em conta questões ambientais, bem como o tempo e a distância”, refere a entidade num comunicado publicado.

No mesmo, pode ler-se a que esta é uma “oportunidade para explorar a Europa”. Segundo Tibor Navracsics, “a educação não passa só por aprender nas salas de aula, mas também por descobrir mais sobre a cultura e tradição dos nossos compatriotas europeus”.

Espera-se que ainda este verão as viagens comecem a ser feitas. Ainda não foram revelados todos os pormenores sobre a selecção dos jovens que receberão o passe para embarcar na experiência. Sabe-se apenas que devem candidatar-se  através de “um sistema user-friendly”, para uma seleção “imparcial e objetiva”. Quanto à escolha dos destinos, a organização esclareceu também no comunicado que poderá não existir uma total liberdade de escolha.