Março é, dos 12 meses do ano, aquele que traz o Dia Mundial da Poesia, que se celebra dia 21 de março. E para os entusiastas é também neste mês que regressa a feira dedicada aos livros de poesia, a decorrer no preciso dia 21 deste mês, no Jardim da Parada, em Campo de Ourique.
É também nesta data que se celebram os 90 anos do famoso poema Tabacaria, de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa.

Poesia

Foto: página oficial Casa Fernando Pessoa no Facebook

O Jardim da Parada volta a receber no mês da poesia a Feira do Livro de Poesia, uma iniciativa da Casa Fernando Pessoa organizada em parceria com a Junta de Freguesia de Campo de Ourique, a Livraria Ler e o Espaço Llansol.

Com início previsto para 21 de março (que além de Dia Mundial da Poesia, é também Dia Mundial da Árvore), a feira irá realizar-se até perto do final do mês. Aqui juntar-se-ão livreiros e editores de poesia que irão mostrar os seus catálogos e vender poesia diretamente aos seus leitores.

A Feira do Livro de Poesia de Campo de Ourique decorrerá entre 21 e 25 de março, entre as 12hoo e as 20h00.

Mais informações aqui.

Um programa especial

Num programa especial para comemorar a efemeridade, a Casa Fernando Pessoa preparou um programa que conta com oficinas para escolas e visitas gratuitas às instalações.

Logo no dia 21 de março, começa por decorrer uma oficina para escolas do bairro, intitulada Acontece-me um poema, entre as 10h30 e 12h. Depois da abertura oficial da feira no Jardim da Parada, pelas 16h, irá celebrar-se na Casa Fernando Pessoa, os 90 anos da Tabacaria, um dos mais famosos poemas de Álvaro de Campos, escrito a 15 de janeiro de 1928 e publicado pela primeira vez em 1933 no número 39 da Presença.

O ator António Fonseca vai apresentar uma leitura encenada do poema em português e nos crioulos de Cabo Verde. Esta Tabacaria bilingue vem a propósito de o Dia Mundial da Poesia coincidir com o Dia Para a Eliminação da discriminação Racial. O evento acontece às 21h.

Nos dias 22, 24 de março e 25 de março, haverá ainda várias visitas guiadas na Casa Fernando Pessoa. A visita tem início previsto para as 15h00, tem um custo de 5 euros e estará a cargo de Cátia Figueira, da equipa da Casa Fernando Pessoa, voltando a repetir-se dia 28 de abril, à mesma hora.

LÊ TAMBÉM: NUNO JÚDICE VENCE PRÉMIO ROSALÍA DE CASTRO DO PEN GALIZA