PokéMMO é sem sombra de dúvidas uma das melhores versões online disponíveis do universo Pokémon. O jogo permite que o jogador jogue qualquer uma das versões. Funcionando depois, como qualquer outro jogo da série Pokémon, com a vantagem de ter um modo online similar a qualquer outro MMO (Massive Multiplayer Online).

Esta versão fan made de Pokémon, e por isso mesmo susceptível a desaparecer do mapa, literalmente, se a Nintendo assim quiser, trás algo que há muito tempo é pedido pelos fãs da série. Um verdadeiro modo online.

Começar a jogar é extremamente fácil, a parte menos imediata é a procura dos ROM’s, que não são fornecidos pelo PokéMMO, mas depois disso o processo corre sem problemas. Dado que utilizei o ROM do Pokémon Black & White, comecei a minha jornada em Nuvema Town, a partir de onde a história flui naturalmente, como se do jogo normal se tratasse.

Começamos por criar a nossa personagem, seguido do nosso rival, falamos com a Professora Juniper, escolhemos o pokémon, fazemos a primeira batalha e depois disso… Somos livres de seguir a história original ou a nossa própria história. Criar parties, entrar em torneios, batalhar com outros jogadores, e claro, trocar pokémons.

 

Existe algo verdadeiramente único de experienciar o jogo num contexto de um universo online. Não posso dizer que seja o maior fã desta maneira de trazer o online ao mundo da série. Mas é inegável que traz um aspeto social que falta há muito nos jogos.

Talvez a maior vantagem e o ponto mais positivo de PokéMMO seja, sem sombra de dúvida, a end game experience. Algo que é uma falha que acompanha o jogo original desde o início. É neste mesmo aspecto que PokéMMO brilha e se destaca no universo de clones da série.

Isto acontece graças às horas e horas que a vertente MMO permite, sejam torneios ou combates jogador contra jogador (PVP) é literalmente impossível não haver algo a que nos podemos juntar e/ou competir, em qualquer parte do jogo.

O que é que isto potencia? Que o jogador, mesmo depois de ter acabado a história principal, tenha horas e horas de conteúdo espalhado pelo mapa.

Concluindo, este jogo é óptimo para todos os fãs de Pokémon, ou para aqueles que nunca conseguiram ficar presos aos jogos originais pela falta do online ou da já mencionada end game experience.

Pontos positivos:

  • É o melhor Pokémon online de momento.
  • É grátis e relativamente fácil de começar a jogar.
  • Os updates são constantes.
  • Uma comunidade bastante grande e sempre pronta a ajudar.

Pontos negativos:

  • O grind pode não ser para toda a gente.
  • A história está limitada aos ROM’s disponíveis.
  • E sendo fan made, a sua manutenção é uma incógnita.