A caminho do Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de março, Lisboa recebe duas iniciativas de leituras encenadas em torno de questões no feminino.

Os Monólogos da Vagina

De 26 a 28 de fevereiro, na Cantina Velha da Universidade de Lisboa, são lidos Os Monólogos da Vagina, de Eve Hansler, que celebra este ano o seu 20º aniversário.

As leituras são organizadas pelo VDay Lisbon em parceria com a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas. O VDay Lisbon faz parte do movimento activista VDay a nível global, um movimento originado há vinte anos pela peça Os Monólogos da Vagina que luta pelo fim da violência contra as mulheres e raparigas, que em 2013 deu origem ao One Billion Rising.

O texto tem sido apresentado em todo o mundo por activistas do VDay desde 1998 e já angariou mais de 100 milhões de dólares para entidades como grupos comunitários anti-violência e abrigos para vítimas de violência doméstica.

As receitas das sessões solidárias em Lisboa revertem a favor da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas. Os bilhetes custam €10 e podem ser reservados através do e-mail vdaylisboamdv@gmail.com ou comprados diretamente à entrada da sessão.

Podes encontrar todas as informações no evento na página de Facebook.

feminino

Foto: divulgação

Ensaio no feminino

Ensaio no Feminino é uma leitura encenada de um conjunto de crónicas de vários autores sobre a essência de ser feminino. O texto resulta de uma criação coletiva a partir da partilha de reflexões de mulheres sobre o seu universo. Carolina Deslandes, Benedita Pereira, Rita Marrafa de Carvalho, Claúdia Lucas Cheu e Rosa Lobato de Faria, entre outras, abrem o livro das suas vidas e partilham histórias com as quais outras mulheres irão, provavelmente, identificar-se, lançando a semente para uma análise sobre o olhar singular do feminino.

O arranjo cénico está a cargo de Rita Lello e o elenco conta com Fabíola Lebre, Inês Oneto, Iolanda Laranjeiro, Marlene Barreto, Pedro Ramôa, Sofia Correia e Teresa Tavares.

As sessões decorrem de 1 a 4 de março, pelas 22h00, no Chapitô, e os bilhetes custam €10.  As reservas podem ser feitas por telefone + 351 932 233 404 (Produção Meninas do Rio Lab) ou + 351 21 885 55 50 – (bilheteira Chapitô).

Todas as informações no evento do Facebook.

feminino

Foto: divulgação

LÊ TAMBÉM: DANÇA, DESENHO E FILOSOFIA PARA OS MAIS NOVOS NO CCB