Com este mês prestes a acabar, o Espalha-Factos decidiu fazer um resumo de alguns eventos em Lisboa que se destacam no primeiro fim-de-semana de março. Vai ser um início de mês atribulado, com eventos que vão desde a voz de Adoro Bolos, Conan Osiris, até ao DJ set de Anna Prior, dos Metronomy.

Quinta-feira, 1 de março

No primeiro dia do novo mês, o Sabotage Club recebe o concerto de estreia de Ligadura, uma banda portuguesa de indie rock que lançou o seu primeiro EP, homónimo, no mês de janeiro deste mesmo ano. A primeira parte é feita pelo inglês Jack Nash.

Sexta-feira, 2 de março

Na sexta-feira, há dois eventos que se destacam, a meu ver, na noite lisboeta: o primeiro, na Galeria Zé dos Bois, já se encontra esgotado e conta com a presença de Conan Osiris, o homem que dá voz a Adoro Bolos, lançado nos últimos dias de 2017 e que já chamou a atenção de muitos portugueses.

Tiago Miranda cria, a partir de uma amálgama de influências que vão desde Fado a Chitãozinho & Xororó, uma esquizofrenia eletrónica controlada. Conan vem da série Conan o Rapaz do Futuro, de Hayao Miyazaki. Osiris do deus egípcio que tem uma ligação a Saturno, e com o qual o artista se relaciona, por ser Capricórnio de Zodíaco.

É um músico que perfura ativamente estereótipos e preconceitos e sem dúvida Conan Osiris é um nome que ainda vamos ouvir muito nos próximos tempos: esperam-se mais oportunidades para o artista subir aos palcos nas noites lisboetas. Da maneira mais crua que sabe, disse ao Ritmas & Batidas:

“Matava-me se fosse obrigado a fazer cenas sem sal”

A acompanhar a noite, está Linn da Quebrada, que se descreve no seu site como “Bicha, trans, preta e periférica. Nem ator, nem atriz, atroz. Bailarinx, performer e terrorista de gênero.”. A artista brasileira é outra atuação a não perder numa noite da ZDB que se garante desafiante e interpelante aos estereótipos e preconceitos que ainda hoje fazem parte do quotidiano da nossa sociedade. A acabar a noite há DJ set de Mykki b2b Jagër.

O segundo evento que se destaca na noite de sexta-feira tem lugar no Musicbox Lisboa. A noite começa com Jasmim e Planeta Tundra. Jasmim vai apresentar o álbum Oitavo Mar e Planeta Tundra faz a primeira parte.

A segunda parte da noite é de clubbing e vai contar com um DJ set de Anna Prior, a baterista dos Metronomy.

Anna Prior, DJ e baterista dos Metronomy

Anna Prior, DJ e baterista dos Metronomy

Catxibi junta-se a Prior na noite de sexta-feira. Luísa Cativo é uma das fundadoras das conhecidas e badaladas festas Thug Unicorn, ativista no grupo Slutwalk Porto e colaboradora na Rádio Quântica.

Sábado, 3 de março

O Musicbox destaca-se mais uma vez para a terceira noite de março: “mais de dez anos depois do último concerto, a formação inicial dos OIOAI grava por fim o primeiro álbum de estúdio.” conta  a organização do evento.

A banda formada por Pedro Puppe, João Neto, Bernardo Barata (baixista e produtor dos Diabo na Cruz), João Pinheiro (formação que constituía a banda em 2004, quando tocavam todas as semanas no Europa bar, no Cais do Sodré) e por João Gil (Diabo na Cruz, You Cant’ Win Charlie Brown) apresenta o seu terceiro álbum oficial de estúdio, que sucede Oioai (2006) e Pela Primeira Vez (2009). X, o novo álbum já está nas lojas e é apresentado oficialmente no próximo sábado no Musicbox.

Em resumo, o mês de março, para além de marcar o aguardado início da primavera, traz-nos o calor de muitos concertos e eventos (os Slowdive vão na próxima semana a Lisboa e ao Porto, e dia 9 e 10 temos o Lisbon Dance Festival), nos quais vamos poder dar os primeiros pezinhos de dança mais leves do ano.