Anna Prior, DJ e baterista dos Metronomy

Primeiro fim-de-semana de março: desde “Adoro Bolos” a Anna Prior

Com este mês prestes a acabar, o Espalha-Factos decidiu fazer um resumo de alguns eventos em Lisboa que se destacam no primeiro fim-de-semana de março. Vai ser um início de mês atribulado, com eventos que vão desde a voz de Adoro Bolos, Conan Osiris, até ao DJ set de Anna Prior, dos Metronomy.

Quinta-feira, 1 de março

No primeiro dia do novo mês, o Sabotage Club recebe o concerto de estreia de Ligadura, uma banda portuguesa de indie rock que lançou o seu primeiro EP, homónimo, no mês de janeiro deste mesmo ano. A primeira parte é feita pelo inglês Jack Nash.

[bandcamp width=100% height=120 album=828276254 size=large bgcol=ffffff linkcol=de270f tracklist=false artwork=small]

Sexta-feira, 2 de março

Na sexta-feira, há dois eventos que se destacam, a meu ver, na noite lisboeta: o primeiro, na Galeria Zé dos Bois, já se encontra esgotado e conta com a presença de Conan Osiris, o homem que dá voz a Adoro Bolos, lançado nos últimos dias de 2017 e que já chamou a atenção de muitos portugueses.

Tiago Miranda cria, a partir de uma amálgama de influências que vão desde Fado a Chitãozinho & Xororó, uma esquizofrenia eletrónica controlada. Conan vem da série Conan o Rapaz do Futuro, de Hayao Miyazaki. Osiris do deus egípcio que tem uma ligação a Saturno, e com o qual o artista se relaciona, por ser Capricórnio de Zodíaco.

É um músico que perfura ativamente estereótipos e preconceitos e sem dúvida Conan Osiris é um nome que ainda vamos ouvir muito nos próximos tempos: esperam-se mais oportunidades para o artista subir aos palcos nas noites lisboetas. Da maneira mais crua que sabe, disse ao Ritmas & Batidas:

“Matava-me se fosse obrigado a fazer cenas sem sal”

[bandcamp width=350 height=470 album=1639472578 size=large bgcol=ffffff linkcol=2ebd35 tracklist=false]

A acompanhar a noite, está Linn da Quebrada, que se descreve no seu site como “Bicha, trans, preta e periférica. Nem ator, nem atriz, atroz. Bailarinx, performer e terrorista de gênero.”. A artista brasileira é outra atuação a não perder numa noite da ZDB que se garante desafiante e interpelante aos estereótipos e preconceitos que ainda hoje fazem parte do quotidiano da nossa sociedade. A acabar a noite há DJ set de Mykki b2b Jagër.

O segundo evento que se destaca na noite de sexta-feira tem lugar no Musicbox Lisboa. A noite começa com Jasmim e Planeta Tundra. Jasmim vai apresentar o álbum Oitavo Mar e Planeta Tundra faz a primeira parte.

[bandcamp width=100% height=42 album=4078837464 size=small bgcol=ffffff linkcol=0687f5]

A segunda parte da noite é de clubbing e vai contar com um DJ set de Anna Prior, a baterista dos Metronomy.

Anna Prior, DJ e baterista dos Metronomy
Anna Prior, DJ e baterista dos Metronomy

Catxibi junta-se a Prior na noite de sexta-feira. Luísa Cativo é uma das fundadoras das conhecidas e badaladas festas Thug Unicorn, ativista no grupo Slutwalk Porto e colaboradora na Rádio Quântica.

Sábado, 3 de março

O Musicbox destaca-se mais uma vez para a terceira noite de março: “mais de dez anos depois do último concerto, a formação inicial dos OIOAI grava por fim o primeiro álbum de estúdio.” conta  a organização do evento.

A banda formada por Pedro Puppe, João Neto, Bernardo Barata (baixista e produtor dos Diabo na Cruz), João Pinheiro (formação que constituía a banda em 2004, quando tocavam todas as semanas no Europa bar, no Cais do Sodré) e por João Gil (Diabo na Cruz, You Cant’ Win Charlie Brown) apresenta o seu terceiro álbum oficial de estúdio, que sucede Oioai (2006) e Pela Primeira Vez (2009). X, o novo álbum já está nas lojas e é apresentado oficialmente no próximo sábado no Musicbox.

Em resumo, o mês de março, para além de marcar o aguardado início da primavera, traz-nos o calor de muitos concertos e eventos (os Slowdive vão na próxima semana a Lisboa e ao Porto, e dia 9 e 10 temos o Lisbon Dance Festival), nos quais vamos poder dar os primeiros pezinhos de dança mais leves do ano.

Mais Artigos
Manuel Luís Goucha nas tardes da TVI
Goucha. ‘Você na TV!’ tem fim marcado e já se sabe nome do novo programa