De 14 passam para 21 os países que já escolheram os artistas que os vão representar no Festival Eurovisão da Canção 2018, que acontece em maio, em Lisboa.

O último fim de semana de fevereiro viu sete finais nacionais a acontecer.

MoldáviaEslovénia, HungriaUcrânia e Letónia escolheram sábado, dia 24, para dar lugar à seleção dos seus temas. Já a Arménia e a Roménia fizeram a sua decisão no dia seguinte. O Espalha-Factos conta-te tudo sobre os sete novos temas em competição na 63.ª edição daquele que é o maior concurso musical do mundo.

Lê também: Queres ser voluntário da Eurovisão 2018? Descobre os detalhes

Moldávia

Depois do bom resultado de 2017 – pela primeira vez, a Moldávia conseguiu estar no top 3 da grande final -, a TeleRadio-Moldova, emissora moldava, organizou a seleção nacional O melodie pentru Europa 2018 nos mesmos moldes do ano passado.

A competição viu 16 artistas e grupos competir para representar o país na Eurovisão deste ano. Depois da junção de votos de um júri qualificado e de televoto, ficou decidido que os DoReDos vão interpretar o tema My Lucky Day no palco do Altice Arena, em maio.

A Moldávia atua na primeira parte da segunda semifinal, a 10 de maio.

Eslovénia

Hvala, ne é o tema que vai representar a Eslovénia no certame europeu. Lea Sirk, intérprete e compositora da canção, venceu o EMA 2018, a seleção nacional eslovena, com 116 pontos, fruto de uma combinação 50/50 de votos de um júri e do público.

A Eslovénia atua na segunda parte da segunda semifinal, a 10 de maio.

Hungria

Depois de três etapas e duas semi-finais, chegou ao fim o A Dal 2018, a seleção da Hungria. 30 temas chegaram às primeiras etapas da competição, mas apenas oito chegaram à grande final. Durante a gala, quatro dos finalistas foram escolhidos para passar à fase seguinte, uma super-final.

A restante votação esteve a cargo do público húngaro, que, através de televoto, decidiu que a banda de metal AWS seria a vencedora da competição com o tema Viszlát Nyár.

A Hungria atua na segunda parte da segunda semifinal, a 10 de maio.

Ucrânia

O país anfitrião da última edição do festival já selecionou o seu representante para Lisboa. Duas semifinais viram 18 temas a concurso, mas apenas seis chegaram à final do Vidbir 2018, transmitida a partir de Kiev.

O vencedor da competição, que vai representar a Ucrânia em maio, foi o tema Under The Ladder, interpretado por Mélovin. O resultado é proveniente de uma junção de votos do público ucraniano e de um júri, composto por caras conhecidas dos fãs da Eurovisão: Jamala (vencedora ucraniana da Eurovisão em 2016), Adrii Danylko (também conhecido como Verka Serduchka) e Yevhen Filatov, produtor da banda ONUKA.

A Ucrânia atua na segunda parte da segunda semifinal, a 10 de maio.

Letónia

A quarta edição do Supernova, a seleção nacional da Letónia, chegou ao fim. 21 temas estiveram a concurso na edição de 2018, mas apenas oito tiveram lugar na final do concurso. Através de uma combinação de votos de um júri e de televoto, ficou decidido que Funny Girl, interpretado por Laura Rizzotto, é a canção que vai lutar pelo lugar letão na tabela de votos da Eurovisão.

Laura, nascida no Rio de Janeiro, é brasileira com origens letãs. A artista de 23 anos não é a primeira cantora do país irmão a pisar o palco do certame europeu: em 1996, Miriam Cristine representou Malta na competição.

A Letónia atua na segunda parte da segunda semifinal, a 10 de maio.

Arménia

20 temas passaram pelas duas semifinais do Depi Evratesil, a seleção da Arménia, mas apenas dez chegaram à grande final do concurso. Sevak Khanagyan foi o grande vencedor e vai representar o país com o tema Qami.

Os resultados foram decididos com base numa junção de votos de um júri de peritos internacionais e de televoto. Sevak recebeu os máximos 12 pontos de ambos.

O intérprete de Qami já confirmou que irá defender o tema em arménio em Lisboa, não havendo alterações da sua versão original.

A Arménia atua na segunda parte da primeira semifinal, a 8 de maio.

Roménia

O tema Goodbye foi a escolha do público romeno para representar o país na Eurovisão deste ano. A banda The Humans venceu a Selecția Națională com o maior número de votos provenientes de televoto.

A seleção nacional da Roménia totalizou 60 canções, apresentadas ao longo de cinco semifinais, que decorreram em diferentes cidades romenas. A final, por sua vez, teve lugar em Bucareste.

A Roménia atua na primeira parte da segunda semifinal, a 10 de maio.

Lê também: Eurovisão 2018: Concorrentes já sabem em que dia atuam pela primeira vez

Os países já selecionados

São agora 21 as nações que escolheram os temas dos representantes que vão defender a sua nação no Festival Eurovisão da Canção 2018. Em baixo estão os 14 primeiros, por ordem de seleção, aos quais se juntam os sete atos que analisamos neste artigo.

Espalha-Factos apresentou-te os temas já selecionados. Podes saber mais sobre cada uma das canções clicando no nome do respetivo país:

Eurovisão 2018

Fabrizio Moro e Ermal Meta representam a Itália com ‘Non mi avete fatto niente’. (Fotografia: Wiwibloggs)

As próximas finais nacionais e escolhas internas

Mais de metade dos países a concurso já selecionaram os seus representantes. 21 países já têm canção definida e há outros 13 com representante selecionado por escolha interna e sem tema lançado publicamente. Ou seja, já 34 países estão a bordo do Festival Eurovisão da Canção deste ano.

Quanto a finais nacionais, o próximo fim de semana, o primeiro de março, vai ser de novo preenchido, onde seis outras nações vão escolher definitivamente o tema que os vai representar no Festival Eurovisão 2018. Podes consultar o calendário completo de seleções no site oficial da Eurovisão.

  • Estónia – sábado, 3
  • Finlândia – sábado, 3
  • Islândia – sábado, 3
  • Polónia – sábado, 3
  • Portugal – domingo, 4
  • São Marino – domingo, 4

Mais três países escolhem no fim de semana seguinte, encerrando a ronda de seleções deste ano.

  • Noruega – sábado, 10
  • Suécia – sábado, 10
  • Lituânia – domingo, 11

No que toca a seleções internas, esperam-se que a maioria dos temas sejam revelados a partir de março. É o caso do tema do Chipre – Fuego, de Eleni Foureira – e da Finlândia – cuja intérprete, Saara Aalto, foi selecionada internamente mas o tema escolhido pelo público -, que serão desvendados no dia 3 de março. Podes ficar a conhecer os cantores aqui e aqui.

Lê também: Daniela Ruah revela função das várias apresentadoras da Eurovisão

Portugal é um dos países que tem a sua final, o Festival da Canção, a decorrer na próxima semana. Conhece aqui os 14 temas a competir pela vitória no dia 4 de março:

Todas as canções da Grande Final do Festival da Canção 2018