Nos dias 28 de fevereiro e de 1 a 4 de março, o Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, recebe uma oficina de dança e filosofia, dirigida a crianças maiores de 8 anos.

CCB

Foto: divulgação

A partir da alegoria da caverna da República de Platão e das suas várias interpretações, esta é uma oficina de dança e filosofia onde será explorado o significado das sombras.

Numa iniciativa integrada no ciclo “De Zeus a Varoufakis“, as sombras surgirão através de uma composição de exercícios que cruzam a dança e a filosofia. Assim, será criada uma experiência de reflexão sobre como interagimos com as sombras e o que fazemos com elas.

Nos dias 28 de fevereio, 1 e 2 de março, os encontros decorrerão pelas 10h00. Nos dias 3 e 4 de março, os encontros acontecerão mais tarde, pelas 15h00. As coordenadoras desta oficina são Aldara Bizarro, coreógrafa e investigadora na área da dança, e Dina Mendonça, especialista em filosofia.

Uns dias mais tarde, chega ao CCB uma oficina de dança e desenho, intitulada Alinha com a SombraAldara Bizarro junta-se, desta vez, Madalena Matoso, do Planeta Tangerina. Para esta oficina combina-se a expressão artística e materialização de ideias.

Estes segundos encontros decorrerão dos dias 7 a 10 de março, pelas 10h00, e também no dia 11 de março, pelas 15h00. O preço dos bilhetes varia entre 3,50 e 6 euros e as reservas podem ser feitas em fabricadasartes@ccb.pt.

Mais informações aqui.

Madalena Matoso

CCB

Foto: página oficial Planeta Tangerina

Nascida em Lisboa em 1974, Madalena Matoso estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e pós-graduou-se em Design de Gráfico Editorial pela Faculdade de Belas-Artes de Barcelona.

Em 1999 criou, com três amigos, o Planeta Tangerina, um atelier de ilustração
e design gráfico, que, anos mais tarde, em 2006, começou a editar álbuns ilustrados.

Uma Mesa É uma Mesa. Será?, Quando Eu Nasci e Andar por Aí foram livros de Isabel Minhós Martins que deram ao Planeta Tangerina menções especiais no Prémio Nacional de Ilustração.

CCB

Foto: página oficial Planeta Tangerina

Em 2008, o Planeta Tangerina recebeu o Prémio Nacional de Ilustração pelo livro A Charada da Bicharada, editado pela Texto Editores com texto de Alice Vieira.

LÊ TAMBÉM: COMPANHIA DA COVILHÃ ESTREIA PEÇA DESTINADA AOS MAIS NOVOS SOBRE A DEFESA DO PLANETA