Roxy – Tonight’s the Night Live consiste numa gravação ao vivo de uma série de concertos que Neil Young e os Santa Monica Flyers (respetiva banda na altura) deram entre 20 e 22 de setembro de 1973 no famoso clube de Los Angeles, o Roxy Theatre. O álbum dá a conhecer a estreia ao vivo de nove canções que iriam fazer parte do clássico de 1975 Tonight’s the Night, bem como a música Walk On do disco On The Beach (1974).

Capa de Roxy – Tonight’s the Night Live (Rolling Stone)

Produzido por Young e pelo falecido David Briggs, produtor conhecido pelas colaborações com o músico, o álbum vai ser lançado no dia 21 de abril como uma edição especial para comemorar o Record Store Day. A versão digital, CD e vinil do trabalho chega ao público a 24 de abril.

O álbum, a sala e o concerto

Tonight’s the Night é um disco de Neil Young lançado em junho de 1975. No entanto, foi gravado muito rapidamente em 1973, enquanto o compositor sofria as mortes de Danny Whitten (guitarrista da banda Crazy Horse que costumava acompanhar Young) e de Bruce Berry, roadie do grupo.

O álbum gira em torno de temas como a morte (ouça-se o tema que dá nome ao álbum, Tonight’s the Night, que fala da morte de Bruce Berry), as drogas (Tired Eyes retrata um homicídio causado por um negócio de drogas) e a procura de um lugar seguro e distante (em Albuquerque, o protagonista anseia em encontrar um lugar onde não o conheçam, onde possa estar em paz). É ainda hoje considerado um dos melhores trabalhos de Neil Young, recebendo críticas positivas de diversas revistas, como a Pitchfork, que lhe atribui avaliação máxima com dez valores, e a Rolling Stone, que lhe dá cinco estrelas e o considera um dos 500 melhores álbuns de sempre.

Capa de Tonight’s the Night (Rolling Stone)

Nós conhecíamos bastante bem as músicas de Tonight’s the Night depois de as tocar durante um mês no estúdio”, explica o compositor canadiano. “Por isso, apenas as tocámos outra vez, do início ao fim, durante uns dias. Divertimo-nos imenso”. As atuações de Neil Young no Roxy Theatre estrearam ainda a agora famosa sala de espetáculos em 1973, servindo como o seu espetáculo de abertura.

A Rolling Stone esclarece ainda que Roxy – Tonight’s the Night Live faz parte de uma série de lançamentos arquivais que Young prometeu e que coincidem com a abertura do website neilyoungarchives.com, que engloba o trabalho do artista canadiano em formato digital.

Alinhamento de Roxy – Tonight’s the Night Live:

Tonight’s The Night

Mellow My Mind

World On A String

Speakin’ Out

Albuquerque

New Mama

Roll Another Number (For The Road)

Tired Eyes

Tonight’s The Night

Walk On