Com a 90.ª edição dos Oscars aí à porta, o Espalha-Factos destaca cinco nomeados que, provavelmente, ainda não viste, ou talvez nem tenhas ouvido falar. Desde documentários a animação, há opções para todos os gostos.

Mudbound

Baseado no romance de Hillary Jordan, Mudbound conta a história de dois homens que regressam a casa depois da 2.ª Guerra Mundial. Passado no Mississippi durante o período das leis de Jim Crow, o filme retrata os desafios encontrados pelos irmãos Henry (Jason Clarke) e Jamie McAllan (Garrett Hedlund), ao tentar lidar simultaneamente com os traumas de guerra e o racismo.

Mudbound arrecadou quatro nomeações, nas categorias de Melhor Atriz Secundária, Melhor Canção Original, Melhor Argumento Adaptado e ainda Melhor Cinematografia. Nesta última destaca-se também por ser a primeira vez que uma mulher, Rachel Morrison, está nomeada na categoria.

Mudbound

The Florida Project

Este talvez seja o título mais conhecido nesta lista. Às portas do parque da Disney World, na Florida, Moonee (Brooklyn Prince), uma menina de seis anos e a sua mãe, Halley (Bria Vinaite), vivem num motel. O filme acompanha Moonee e os seus amigos enquanto estes procuram entreter-se durante as férias de verão, nas proximidades do motel. Realizado por Sean Baker, The Florida Project não podia ser melhor representação do cinema independente. Baker encontrou Vinaite, que não tinha qualquer experiência, através do Instagram e a última cena do filme foi gravada no seu iPhone, “muito clandestinamente.”

Nos Oscars, o filme pode ver premiado Willem Dafoe, como Melhor Ator Secundário.

Fotografia: Divulgação / The Florida Project

Olhares, Lugares

Este documentário segue os dois realizadores, Agnès Varda e JR, numa viagem pela França rural. Nos lugares por onde vão passando, os dois imergem nas suas comunidades e criam gigantes retratos das pessoas com quem contactam, com as quais decoram a paisagem.

Olhares, Lugares foi considerado um dos 10 melhores filmes de 2017 pela Time e recebeu 100% no Rotten Tomatoes. O filme está nomeado para Melhor Documentário.

Fonte: Distribuição

Loveless

Loveless retrata a história de dois pais separados que se voltam a unir para encontrar o filho, que foi dado como desaparecido. O filme é passado em Moscovo e, segundo o produtor Alexander Rodnyansky, reflete “a vida russa, a a sociedade russa, e a angústia russa”.

Loveless tem recebido inúmeros prémios e nomeações. Entre elas, está o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira.

The Breadwinner

Por último, o filme de animação The Breadwinner, que retrata a história de Parvana. Após o seu pai ter sido preso injustamente, Parvana veste-se de rapaz para poder trabalhar e assim sustentar a sua família. O filme confronta temas como a misoginia e o chauvinismo enfrentados no Afeganistão.

The Breadwinner recebeu uma nomeação nos Oscars, para Melhor Filme de Animação.