São agora 14 os artistas selecionados para representar o seu país no Festival Eurovisão da Canção 2018, que acontece em maio, em Lisboa.

Foi a vez da Alemanha e da Sérvia escolherem os representantes para o certame. Através de seleções nacionais, decidiu-se quem vai fazer voar as cores das bandeiras de ambos os países para o Parque das Nações para a edição deste ano do maior concurso musical do mundo.

Lê também: Queres ser voluntário na Eurovisão 2018? Descobre os detalhes

Alemanha

Mais de 4000 artistas atenderam à chamada da Alemanha, mas apenas seis chegaram à grande etapa. Após os resultados baixos das últimas edições, um painel especializado escolheu os participantes do Unser Lied für Lissabon, a seleção nacional alemã.

Os temas na competição foram elaborados pelos artistas em conjunto com 15 compositores e produtores nacionais e internacionais. No final da emissão televisiva, Michael Schulte foi o vencedor, com o tema You Let Me Walk Alone.

A decisão baseou-se nos votos do público e de um júri, composto por mais de 100 membros de um painel especial perito na Eurovisão e de um painel internacional de artistas musicais. Este conjunto de jurados incluiu cantores que já competiram no certame europeu, como Margaret Berger (Noruega 2013) ou Ruth Lorenzo (Espanha 2014).

A Alemanha tem passe direto para a final da competição, a 12 de maio, por ser um dos Big Five a concurso.

Sérvia

Foi através do Beovizija 2018, a seleção nacional sérvia ogranizada pela RTS (Radio Televizija Srbije), que foi selecionado o representante da Sérvia para a edição de 2018 do Eurovision Song Contest. A final, que aconteceu em Belgrado, viu 17 atos a competir pelo lugar cimeiro na tabela de votos. Esta foi a primeira seleção em nove anos – nas edições anteriores, o país escolheu os temas através de escolha interna.

A votação da competição juntou votos de um júri selecionado e de televoto. Depois da revelação do voto do público, decidiu-se que Sanja Ilić & Balkanika seriam os grandes vencedores. O grupo vai representar a Sérvia com Nova Deca em maio.

A Sérvia atua na primeira parte da segunda semifinal, a 10 de maio.

Lê também: Conhece as apresentadoras da Eurovisão em Portugal

Os países já selecionados

Já são 14 as nações que escolheram os temas dos representantes que vão defender a sua nação no Festival Eurovisão da Canção 2018. Em baixo estão os 12 primeiros, por ordem de seleção, aos quais se juntam a Alemanha e a Sérvia.

Espalha-Factos apresentou-te os temas já selecionados. Podes saber mais sobre cada uma das canções clicando no nome do respetivo país:

Eurovisão

Alfred e Amaia vão representar Espanha com ‘Tu Canción’. (Fotografia: RTVE)

Quanto a seleções internas, são 13 as nações que já escolheram o cantor, mas ainda não revelaram o tema que vão interpretar. Podes consultar a lista dos primeiros dez países aqui. A estes, juntam-se outros três (sobre os quais podes ler aqui):

  • ARJ Macedónia – Eye Cue – Lost and Found
  • Croácia – Franka Batelić – Crazy
  • Israel – Netta Barzilai – (tema revelado em março)

O tema do Chipre – Fuego, de Eleni Foureira – deverá revelado nos próximos dias. Os restantes, apenas a partir de março.

As próximas finais nacionais

O fim de semana de 24 e 25 de fevereiro vai ver sete finais nacionais a acontecer. Depois, só em março outros países escolherão os seus temas. Podes consultar o calendário completo de seleções no site oficial da Eurovisão.

Festival da Canção, a seleção portuguesa, é uma das que será possível acompanhar entre as finais de outros países. A segunda semifinal vai para o ar este domingo, 25 de fevereiro, em direto a partir do Estúdio 1 da RTP. O Espalha-Factos está a acompanhar Festival da Canção 2018 a par e passo.

O Festival Eurovisão da Canção realiza-se pela primeira vez em Portugal, a 8 10 e 12 de maio.