Spotify, Pandora, Deezer, Apple Music ou até YouTube: todos conhecemos as grandes plataformas que nos permitem ouvir e descobrir novas músicas e artistas em todo o lado. Com o crescimento das publicações e plataformas online, a tarefa de descobrir a tua próxima banda favorita tornou-se ainda mais fácil.

Para te ajudar nessa tarefa, o Espalha-Factos explorou algumas aplicações para iOS e Android para te mostrar diferentes (e talvez até melhores!) alternativas para ouvires e descobrires música online.

Bandcamp

O Bandcamp é uma plataforma de música direcionada para artistas indie e/ou em início de carreira. Fundado em 2007, o serviço permite aos criadores receber uma fatia maior das receitas (80% a 85%), com o restante a ficar para a plataforma.

Na plataforma, cada artista tem um microsite onde pode publicar as suas músicas e álbuns. Todas as faixas podem ser tocadas e ouvidas de forma gratuita. Os ouvintes do site terão a hipótese, caso interessados, de comprar o álbum de determinado artista ou alguma faixa específica. O Bandcamp fornece ainda várias informações sobre o artista, tais como merchandising ou links para as redes sociais oficiais.

Nesta plataforma o artista pode escolher o preço a que vende o seu trabalho, disponibilizá-lo de forma gratuita ou na modalidade Pay What You Want. É considerado muito mais flexível para novos artistas do que outras plataformas idênticas, como o iTunes.

Uma das mais valias do Bandcamp é ser uma ótima ferramenta para se descobrir nova música, graças ao separador com o título “Discovery”. Nele, o utilizador do site, enquanto ouvinte, pode pesquisar por géneros, número de vendas, formato e região geográfica.

O serviço pode ser utilizado através do site ou com as apps para iOS e Android.

Last.fm

O Last.fm é uma plataforma que funde os conceitos de rádio online com rede social.
Depois do utilizador criar uma conta (processo que é totalmente gratuito), o site utiliza uma avançada ferramenta de scrobble. Esta ferramenta permite que quando ouves uma música num leitor ou serviço que suporte a funcionalidade, ele envia a informação da música ouvida para o Last.fm. Desta forma, é possível construir um perfil detalhado dos teus gostos musicais, permitindo que a plataforma te sugira novos artistas semelhantes.

A sua vertente de rede social é também muito forte. É possível adicionar pessoas com gostos semelhantes aos registados no nosso perfil, e também seguir as bandas de que se gosta. Se acederes ao perfil de cada banda, podes ficar a conhecer a sua agenda mais próxima ou grupos de fãs a que te podes juntar.

Graças ao seu lado social, o Last.fm acaba por ser uma das melhores soluções para descobrir novas bandas que se insiram no gosto de cada inscrito. No entanto, para ouvires os conteúdos disponibilizados é necessário teres o login feito.

O serviço pode ser utilizado através do site ou com as apps para iOS e Android. A vertente de scrobble pode ser usada por qualquer leitor ou serviço que implemente a funcionalidade.

Soundcloud

Fundado em 2008, o Soundcloud é uma plataforma que se assemelha ao YouTube para faixas de áudio. Neste serviço todo o conteúdo é gratuito, é possível seguir artistas e colecionar músicas ou outros ficheiros de áudio, como podcasts.

O Soundcloud é uma plataforma totalmente grátis, sem publicidade e oferece também a possibilidade de seguires os artistas que mais gostas. Para além disso, é possível que cada utilizador veja as atividades mais recentes das pessoas que segue: artistas novos que começou a seguir, as suas últimas publicações ou últimas faixas que ouviu.

Embora se possa alegar que o Soundcloud não tem tanta oferta quanto outras plataformas de streaming de música, uma das vantagens que oferece comparativamente com essas é o facto de disponibilizar demos e outras faixas que só podem ser encontradas no perfil dos próprios artistas. Esse tipo de conteúdo exclusivo é um dos pontos mais apreciados pelos utilizadores do Soundcloud, sobretudo nos géneros de rap e hip hop.

O serviço pode ser utilizado através do site ou com as apps para iOS e Android.

TuneIn

O TuneIn é a uma plataforma de radio online gratuita que funciona como um Google de rádios. Através das aplicações ou da versão web, o TuneIn permite que cada utilizador pesquise qualquer estação de rádio de qualquer parte do mundo e de qualquer género musical.

Esta plataforma oferece aos seus utilizadores mais de 100,000 estações de rádio, facilitando a descoberta de novas músicas, novos artistas e podcasters. No entanto, o único contra desta plataforma de radios online é o facto de não permitir que se ouça um artista ou uma música em específico, por ser um serviço de rádio.

As apps e o site são de utilização bastante intuitiva, permitindo pesquisa por idioma, géneros (desporto, entrevistas, notícias, músicas), ou pelos programas mais recentes. Na versão web não é necessário criar conta para poder usufruir da oferta do TuneIn, mas para as aplicações – disponíveis para iOS e Android – é necessário fazer o registo e login.

É possível também ouvir o TuneIn noutros formatos como Samsung Smart TV, Panasonic Viera TV, Roku, Chromecast e Sonos. Para melhorar a experiência do utilizador, no TuneIn não existe publicidade no topo ou no rodapé da aplicação.

Mais recentemente lançaram a versão Premium que oferece aos seus utilizadores relatos em direto da NFL, NHL ou NBA, bem como programas de rádio sem publicidade. Esta versão não está disponível em Portugal.

SoundHound

O SoundHound é a aplicação ideal para acabar com a frustração de termos uma música na cabeça e não sabermos o nome. Ela permite a identificação de músicas e ainda aceder a vídeos, letras e informações sobre os artistas.

À distância de um toque no botão laranja da aplicação, o SoundHound está pronto para captar uma música que estejas a ouvir no momento. A grande vantagem desta app, quando comparada com outras do género, é o facto de conseguir descobrir a música que não te sai da cabeça se a cantares ou simplesmente trauteares.

Para quem não quer ser apanhado a cantar para o telemóvel, o SoundHound tem também a funcionalidade de pesquisa por nome da música, do artista ou de qualquer parte da letra. Depois de identificar a música, a aplicação abre uma nova página com o nome da faixa, o artista, o álbum, a data de lançamento, o videoclip e a letra completa.
Para evitar que aquela música volte a ser esquecida, é possível clicar no símbolo “+” para adicionar a faixa a uma playlist que pode estar previamente conectada com a conta do Spotify. Por outro lado, ao clicar no símbolo da estrela, é possível guardar a faixa como uma favorita do SoundHound.

Outro ponto forte desta aplicação é a lista de “procuras pendentes”. Aqui estão todas as gravações a partir das quais não foi possível identificar a música, seja por por má ligação de internet ou perda de rede. Desta forma, é possível voltar a estas gravações quando o telemóvel estiver ligado a redes de internet mais rápidas, para que o SoundHound volte a tentar identificar a faixa.

A aplicação está disponível para Android e iOS.

Lê também: Ano novo, apps novas: prepara o ano com as melhores aplicações