A banda britânica Editors lançou ontem o novo single Hallelujah (So Low) e o respetivo videoclip.

Este é o segundo single do novo álbum Violence que o grupo de Birmingham revela, depois de ter apresentado Magazine.

À semelhança do que aconteceu com Magazine, para realizar o vídeo da segunda faixa do disco, a banda liderada por Tom Smith voltou a contar com a participação de Rahi Rezvani.

O fotógrafo e realizador holandês nascido no Irão colabora com os Editors desde 2015, altura em que lançaram o seu último álbum, IN DREAM. Rezvani é o autor dos videoclips dos singles No Harm, Marching Orders e Life Is a Fear.

Em declarações à NME, Tom Smith afirma que o vídeo de Hallelujah (So Low) tenta capturar a intensidade da própria música, tanto em termos musicais como em termos de performance ao vivo da banda. Explica ainda que a letra foi escrita quando regressou de uma viagem “incrivelmente comovente” feita ao norte da Grécia.

Em setembro de 2016, o vocalista juntou-se à Oxfam, uma organização não-governamental que se dedica a combater a pobreza em mais de 100 países, para visitar campos de refugiados helénicos. “Obviamente foi uma viagem muito comovente, ao ver pessoas a viver na poeira e a sobreviver com a ajuda dos outros”, confessou.

Sobre a música propriamente dita, o músico esclarece que esta assenta na relação entre a guitarra acústica e a drum machine que já trazia do demo que tinha produzido. Depois juntou-se o “espantoso riff” criado pelo guitarrista Justin Lockey e estava feita a música “mais rock” da banda, na opinião de Tom Smith.

O novo álbum dos Editors será lançado a 9 de março através da plataforma PIAS. Em janeiro, numa entrevista a Jo Whiley da BBC Radio Two, Tom Smith disse acreditar que o novo álbum comporta “um equilíbrio entre melodia e brutalidade” que a banda ainda não tinha conseguido alcançar.